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Cadastrando um pagamento

Objetivo

O objetivo desse tutorial é auxiliar você a cadastrar novos meios de pagamentos para a sua loja virtual!

Informações Úteis

O cadastro de todos os meios de pagamento é igual até a aba de gateway, apenas ela muda por conta da integração com cada gateway(Cielo, Pagar.me, PagHiper e afins). 

No final deste tutorial, terá uma lista de como se configura cada um dos gateways. 

Passo-a-Passo

Criar um novo meio de pagamento é um processo simples, composto por três etapas:

  • Criar o meio de pagamento.
  • Configurar o gateway desejado.
  • Ativar o meio de pagamento no canal desejado.

Criando o meio de pagamento

1º Passo: No painel administrativo da sua loja virtual, vá no menu "CONFIGURAÇÃO" e selecione a opção "Meios de Pagamento".

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2º Passo: Em "Meios de Pagamento" clique no botão azul "+ Criar meio de pagamento".

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3º Passo: Selecione o meio de pagamento desejado


Dica: Essa lista poderá ser alterada ao longo do tempo com novos meios de pagamento

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Configurando o novo meio de pagamento

Os meios de pagamentos possuem 4 abas de configuração, sendo elas: "Geral", "Regras de Exibição", "Regras de Desconto/Taxa" e "Gateway de Pagamentos", abaixo vamos configurar essas quatro abas juntos!

Geral

Nas configurações gerais do meio de pagamento, você deve fazer as configurações básicas desse pagamento: informar seu nome, status e inserir descrições etc.

  • O "Nome Interno" será utilizado nas listagens e na referência para este meio de pagamento. Esse campo é apenas para uso interno, sendo assim essa informação não será mostrada para seus clientes.
  • A flag "Ativado?" mostra se esse meio de pagamento está ativo ou não. Marcado como azul está ativo, e branco, desativo.
  • O campo "Nome" é referente a como esse meio de pagamento aparecerá para os seus clientes.
  • Em "Descrição" você pode inserir informações sobre o meio de pagamento para a sua equipe interna. Esse campo não é disponível para os clientes.
  • No campo "Tela Pagamento - Etiqueta" você pode informar um subtítulo menor que ficará abaixo do nome do meio de pagamento na página de pagamento.
    Ex: 3x sem juros
  • Em "Tela Pagamento - Mensagem Personalizada", você pode escrever uma mensagem para seu cliente que será exibida no meio de pagamento na finalização da compra.
    Dica: Essa mensagem pode passar instruções ou informações sobre o meio de pagamento, informando sobre regras, sugestões ou dicas.
  • Código Único: Este campo deverá ser preenchido apenas se tiver integração com algum ERP e precisar enviar o meio de pagamento na integração de pedidos.

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Regras de Exibição

Após as informações gerais estarem completas, você deve configurar as "Regras de Exibição" conforme desejar. 

  • Em "Grupos de cliente" você consegue definir para qual grupo essa forma de pagamento aparecerá. Caso deseje que ela seja para todos os seus grupos de clientes, basta deixar em branco.
  • No campo "Ordem" você consegue definir em qual ordem ele irá aparecer na finalização da compra. 

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Regras de Desconto/Taxa

Depois da exibição da forma de pagamento ser definida, devemos configurar suas "Regras de descontos/taxas", conforme desejar.

  • Em "Calculadora", escolha uma calculadora para conceder descontos ou adicionar taxas a este meio de pagamento. Caso não deseje inserir taxas ou descontos, deixe essa opção em branco. Cada calculada tem suas próprias configurações, e você pode saber mais sobre cada função e suas configurações clicando no ícone de informação verde ao lado de cada campo. 
    • Adicional fixo: Adiciona uma taxa fixa ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
      Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 100,00 e o Adicional fixo for de R$ 5,00, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 105,00.
    • Adicional percentual: Adiciona uma taxa percentual ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
      Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 200,00 e o Adicional percentual for de 10%, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 220,00 (adicional de 10% ou seja, R$ 20,00).
    • Desconto percentual: Adiciona um desconto percentual ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
      Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 200,00 e o Desconto percentual for de 10%, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 180,00 (desconto de 10% ou seja, R$ 20,00).

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Gateway de Pagamento

Por fim, deve-se definir o "Gateway de Pagamento", que será necessário para realizar a integração com o meio de pagamento desejado. Cada gateway tem uma configuração diferente. Abaixo está listado os meios de pagamentos/gateways e o tutorial de como configura-los.

  • Pagar.me - Cartão de crédito
    Para integrar o Pagar.me na sua loja virtual, siga esse tutorial AQUI

  • Cielo - Cartão de Crédito
    Para integrar a Cielo, siga esse tutorial AQUI

  • Mercado Pago - Cartão de Crédito & Boleto
    Para integrar o Mercado Pago, siga esse tutorial AQUI

  • PagSeguro - Cartão de Crédito & Boleto
    Para integrar o PagSeguro na sua loja virtual, siga esse tutorial AQUI e AQUI

  • PagHiper - Boletos e PIX
    Para integrar a Paghiper, siga esse tutorial AQUI

  • Gerencianet - Boletos
    Para integrar a Paghiper, siga esse tutorial AQUI

  • ShopFácil - Boleto Bancário Bradesco
    Para integrar o Boleto Bancário Bradesco ShopFácil na sua loja virtual, siga esse tutorial AQUI.

  • Itaú Shopline - Boleto Bancário Itaú
    Para integrar o Boleto Bancário Itaú Shopline na sua loja virtual, siga esse tutorial AQUI.

  • Mundipagg - Cartão de Crédito - EM BREVE
    Para integrar a Mundipagg na sua loja virtual, siga esse tutorial AQUI

  • Transferência Bancaria - Validação manual
    Para configurar o meio de pagamento de transferência bancaria, siga esse tutorial AQUI

  • PIX - Validação manual
    Para configurar o meio de pagamento de transferência bancaria, siga esse tutorial AQUI

Vinculando o novo meio de pagamento ao canal

1º Passo: No painel administrativo da sua loja virtual, vá no menu "CONFIGURAÇÃO" e selecione a opção "Canais".

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2º Passo: Em "Canais" selecione o canal desejado e edite ele.

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3º Passo: Na edição do canal, no campo "Meios de Pagamento" insira os meios de pagamentos desejados e salve as alterações!

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Pronto! Agora você pode cadastrar seus meios de pagamentos!

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