Como integrar a Pagar.me?
Objetivo
O objetivo deste tutorial é lhe auxiliar a adicionar o Pagar.me como meio de pagamento para a sua loja virtual. Para isso, usaremos nosso ambiente demonstrativo no tutorial abaixo:
Informações úteis
Caso não tenha uma conta na Pagar.me, você pode criar uma com o nosso cupom de oferta: https://bit.ly/Pagarme_Uoou
Com este link você terá um fluxo comercial diferenciado dentro da Pagar.me
Passo-a-passo
Habilitar vendas com o Pagar.me pela sua Loja Virtual é um processo simples, composto por três etapas:
1) Acessar sua conta na Pagar.me e copiar os dados necessários para a integração (Versão da API, Chave API e Chave de Criptografia);
2) Criar o meio de pagamento "Pagar.me" na loja virtual e realizar a integração;
3) Ativar o meio de pagamento no canal desejado.
Conseguindo os dados de integração da Pagar.me
1º Passo: Acesse https://id.pagar.me/signin e entre em sua conta.
2º Passo: Na sua conta do Pagar.me, clique em "Configurações":
3º Passo: Na página "Chaves de API", revele a "API" e salve ela e a "Criptografia" para realizar a integração com a sua loja virtual posteriormente. Anote também a versão da sua API.
Criando o meio de pagamento Pagar.me e integração
Criando um novo meio de pagamento
1º Passo: No painel administrativo da sua loja virtual, vá no menu "CONFIGURAÇÃO" e selecione a opção "Meios de Pagamento".
2º Passo: Em "Meios de Pagamento", clique no botão azul "+ Criar meio de pagamento".
Configurando o novo meio de pagamento
Os meios de pagamentos possuem 4 abas de configuração, sendo elas: "Geral", "Regras de Exibição", "Regras de Desconto/Taxa" e "Gateway de Pagamentos", abaixo vamos configurar essas quatro abas juntos!
Geral
Nas configurações gerais do meio de pagamento, você deve fazer as configurações básicas desse pagamento: informar seu nome, status e inserir descrições etc.
- O "Nome Interno" será utilizado nas listagens e na referência para este meio de pagamento. Esse campo é apenas para uso interno, sendo assim essa informação não será mostrada para seus clientes.
- A flag "Ativado?" mostra se esse meio de pagamento está ativo ou não. Marcado como azul está ativo, e branco, desativo.
- O campo "Nome" é referente a como esse meio de pagamento aparecerá para os seus clientes.
- Em "Descrição" você pode inserir informações sobre o meio de pagamento para a sua equipe interna. Esse campo não é disponível para os clientes.
- No campo "Tela Pagamento - Etiqueta" você pode informar um subtítulo menor que ficará abaixo do nome do meio de pagamento na página de pagamento. Ex: 3x sem juros
- Em "Tela Pagamento - Mensagem Personalizada", você pode escrever uma mensagem para seu cliente que será exibida no meio de pagamento na finalização da compra. Dica: Essa mensagem pode passar instruções ou informações sobre o meio de pagamento, informando sobre regras, sugestões ou dicas.
Regras de Exibição
Após as informações gerais estarem completas, você deve configurar as "Regras de Exibição" conforme desejar.
- Em "Grupos de cliente" você consegue definir para qual grupo essa forma de pagamento aparecerá. Caso deseje que ela seja para todos os seus grupos de clientes, basta deixar em branco.
- No campo "Ordem" você consegue definir em qual ordem ele irá aparecer na finalização da compra.
Regras de Desconto/Taxa
Depois da exibição da forma de pagamento ser definida, devemos configurar suas "Regras de descontos/taxas", conforme desejar.
- Em "Calculadora", escolha uma calculadora para conceder descontos ou adicionar taxas a este meio de pagamento. Caso não deseje inserir taxas ou descontos, deixe essa opção em branco. Cada calculada tem suas próprias configurações, e você pode saber mais sobre cada função e suas configurações clicando no ícone de informação verde ao lado de cada campo.
- Adicional fixo: Adiciona uma taxa fixa ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 100,00 e o Adicional fixo for de R$ 5,00, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 105,00. - Adicional percentual: Adiciona uma taxa percentual ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 200,00 e o Adicional percentual for de 10%, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 220,00 (adicional de 10% ou seja, R$ 20,00). - Desconto percentual: Adiciona um desconto percentual ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 200,00 e o Desconto percentual for de 10%, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 180,00 (desconto de 10% ou seja, R$ 20,00).
- Adicional fixo: Adiciona uma taxa fixa ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Gateway de Pagamento
Por fim, deve-se definir o "Gateway de Pagamento", que será a nossa integração com a Pagar.me!
- No campo "Gateway" selecione a opção "Pagar.me - Cartão de Crédito".
- Em "Versão da API" você deve informar a versão da API que está na sua conta do Pagar.me
- Em "Ambiente Habilitado" você deve inserir o ambiente de "Produção" e inserir os dados de "Chave API" e "Criptografia" nos campos de destinados a produção.
- Em "Configuração de Captura Automática" escolha a configuração de Captura Automática que possui maior relevância e necessidade para a sua loja virtual.
Nunca fazer Captura Automática: A captura do pagamento será manual, depois do pagamento estar aprovado pelo antifraude do Pagar.me
Sempre fazer Captura Automática: A captura do pagamento será automática, depois do pagamento estar aprovado pelo antifraude do Pagar.me
- Em "Cancelar Pedidos Recusados pelo Pagar.me?" Você pode escolher o que fazer quando um Pedido está em Análise no Pagar.me e, por algum motivo, foi recusado (normalmente por questões de fraude).
Sim (padrão): Assim que um pedido é recusado pelo Pagar.me (quando estava em análise ou em processamento), automaticamente o pedido será também cancelado na plataforma de e-commerce da Uoou Solutions (mais comum).
Não (Quero cancelar manualmente o pedido no e-commerce quando recusado no Pagar.me): Quando um pedido é recursado no Pagar.me, nada acontecerá com o pedido na plataforma de e-commerce da Uoou Solutions, e o pedido continuará como Pendente e/ou Em Processamento. Você precisará Cancelar o pedido manualmente via Painel Administrativo da Loja Virtual. Normalmente clientes que usam essa opção tentam fazer a recuperação ativa do cliente (entrar em contato e receber o pagamento por outro meio para tentar recuperar o pedido cancelado).
- Em "Quantidade Máxima de Parcelas?'' Informe a quantidade máxima de parcelas que poderão ser exibidas para cada venda usando o meio de pagamento da Pagar.me.
- Em "Quant. de Parcelas Sem Juros?" Informe a quantidade máxima de parcelas que poderão ser exibidas sem juros para cada venda usando o meio de pagamento da Pagar.me. A quantidade de parcelas que será efetivamente exibida para o usuário dependerá da parcela mínima configurada.
- Em "Taxa de Juros" você pode configurar a taxa de juros que será adicionado aos parcelamentos.
- No campo "Valor da Parcela Mínima" você consegue definir o valor mínimo permitido para parcelamento.
Ex. 1: Se a parcela mínima é R$ 50,00 e o cliente está comprando um produto de R$ 100,00, então poderá parcelar no máximo em 2x.
Ex. 2: Se a parcela mínima é R$ 50,00 e o cliente está comprando um produto de R$ 40,00, então não poderá fazer o parcelamento, já que o valor do produto é menor que a parcela mínima.
Vinculando o novo meio de pagamento ao canal
1º Passo: No painel administrativo da sua loja virtual, vá no menu "CONFIGURAÇÃO" e selecione a opção "Canais".
2º Passo: Em "Canais" selecione o canal desejado e edite ele.
3º Passo: Na edição do canal, no campo "Meios de Pagamento" insira os meios de pagamentos desejados e salve as alterações!
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Pronto! Agora você tem a Pagar.me configurada na sua Loja Virtual!