Nós usamos cookies em nosso site para melhorar sua experiência e armazenar estatísticas de navegação.

Como integrar o Mercado Pago

Objetivo

O objetivo deste tutorial é lhe auxiliar a adicionar o Mercado Pago  como meio de pagamento para a sua loja virtual.

Informações úteis

Caso não tenha uma conta na Mercado Pago você criar acessando o link abaixo: 

https://www.mercadopago.com.br/hub/registration/landing 

Passo-a-passo

Habilitar vendas com o Mercado Pago em sua Loja Virtual é um processo simples, composto por três etapas:

  • Acessar sua conta na Mercado Pago e copiar os dados necessários para a integração (Public Key e  Access token);
  • Criar o meio de pagamento "Mercado Pago" na loja virtual e realizar a integração; 
  • Ativar o meio de pagamento no canal desejado.

Conseguindo os dados no Mercado Pago 

1º Passo: Acesse  https://www.mercadolivre.com/login e entre em sua conta.


2º Passo: Na sua conta do Mercado Pago, clique em "Seu Negocio".

Imagem


3º Passo: Em seu Negocio, selecione a opção "Configurações".

Imagem


4ºPasso: Em configurações, acesse "Credenciais".

Imagem


5ºPasso: Em credenciais, acesso "Credenciais de Produção".

Imagem


6ºPasso: Em Credenciais de produção, salve as seguintes credenciais: "Public Key" e "Access token".

Imagem

Criando o meio de pagamento Mercado Pago e integração

1º Passo: No painel administrativo da sua loja virtual, vá no menu "CONFIGURAÇÃO" e selecione a opção "Meios de Pagamento".


Imagem


2º Passo: Em "Meios de Pagamento", clique no botão azul "+ Criar meio de pagamento".

Imagem

Os meios de pagamentos possuem 4 abas de configuração, sendo elas: "Geral", "Regras de Exibição", "Regras de Desconto/Taxa" e "Gateway de Pagamentos", abaixo vamos configurar essas quatro abas juntos!

Geral

Nas configurações gerais do meio de pagamento, você deve fazer as configurações básicas desse pagamento: informar seu nome, status e inserir descrições etc.

  • O "Nome Interno" será utilizado nas listagens e na referência para este meio de pagamento. Esse campo é apenas para uso interno, sendo assim essa informação não será mostrada para seus clientes.

  • A flag "Ativado?" mostra se esse meio de pagamento está ativo ou não. Marcado como azul está ativo, e branco, desativo.

  • O campo "Nome" é referente a como esse meio de pagamento aparecerá para os seus clientes.

  • Em "Descrição" você pode inserir informações sobre o meio de pagamento para a sua equipe interna. Esse campo não é disponível para os clientes.

  • No campo "Tela Pagamento - Etiqueta" você pode informar um subtítulo menor que ficará abaixo do nome do meio de pagamento na página de pagamento. Ex: 3x sem juros

  • Em "Tela Pagamento - Mensagem Personalizada", você pode escrever uma mensagem para seu cliente que será exibida no meio de pagamento na finalização da compra. Dica: Essa mensagem pode passar instruções ou informações sobre o meio de pagamento, informando sobre regras, sugestões ou dicas.

Imagem

Regras de Exibição

Após as informações gerais estarem completas, você deve configurar as "Regras de Exibição" conforme desejar. 

  • Em "Grupos de cliente" você consegue definir para qual grupo essa forma de pagamento aparecerá. Caso deseje que ela seja para todos os seus grupos de clientes, basta deixar em branco.

  • No campo "Ordem" você consegue definir em qual ordem ele irá aparecer na finalização da compra. 

Imagem

Regras de Desconto/Taxa

Depois da exibição da forma de pagamento ser definida, devemos configurar suas "Regras de descontos/taxas", conforme desejar.

  • Em "Calculadora", escolha uma calculadora para conceder descontos ou adicionar taxas a este meio de pagamento. Caso não deseje inserir taxas ou descontos, deixe essa opção em branco. Cada calculada tem suas próprias configurações, e você pode saber mais sobre cada função e suas configurações clicando no ícone de informação verde ao lado de cada campo. 
    • Adicional fixo: Adiciona uma taxa fixa ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
      Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 100,00 e o Adicional fixo for de R$ 5,00, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 105,00.

    • Adicional percentual: Adiciona uma taxa percentual ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
      Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 200,00 e o Adicional percentual for de 10%, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 220,00 (adicional de 10% ou seja, R$ 20,00).

    • Desconto percentual: Adiciona um desconto percentual ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
      Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 200,00 e o Desconto percentual for de 10%, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 180,00 (desconto de 10% ou seja, R$ 20,00).

Imagem


Gateway de Pagamento

Por fim, deve-se definir o "Gateway de Pagamento", que será a nossa integração com a Pagar.me!

  • No campo "Gateway" selecione a opção "Mercado Pago -  Cartão de Crédito".
  • Em "Mercado Pago - Produção - Public Key" insira a public key informada na sua conta do Mercado Pago.
  • Em "Mercado Pago - Produção - Access token"  insira o Access token informado na sua conta do Mercado Pago. 

Vinculando o novo meio de pagamento ao canal

1º Passo: No painel administrativo da sua loja virtual, vá no menu "CONFIGURAÇÃO" e selecione a opção "Canais".

Imagem


2º Passo: Em "Canais" selecione o canal desejado e edite ele.

Imagem


3º Passo: Na edição do canal, no campo "Meios de Pagamento" insira os meios de pagamentos desejados e salve as alterações!

Imagem


----


Pronto! Agora você tem a Mercado Pago configurada na sua Loja Virtual!



Ainda está com dúvidas?

Temos uma equipe de suporte disponível para lhe ajudar a esclarecer suas dúvidas.
+55 47 3066-1717    +55 47 3066-1717 suporte@uoou.com.br

  • Equipe 1
  • Equipe 2
  • Equipe 3
  • Equipe 4
  • Equipe 5

Entre em contato

Possui alguma dúvida que está além da base de conhecimento? Abra um chamado.