Como integrar a Cielo (Não possui a afiliação de e-commerce ativa)
Objetivo
O objetivo deste tutorial é lhe auxiliar a integrar o meio de pagamento Cielo. A integração é um processo simples que requer apenas alguns dados a serem inseridos na sua loja virtual, mas o processo pode variar de acordo com a sua situação junto a Cielo. Abaixo linkamos os diferentes ambientes nos quais você pode se encontrar.
Informações úteis
- Você já é cliente da Cielo e já possui a afiliação de e-commerce ativa, então siga esse tutorial AQUI.
- Caso você ainda não seja cliente da Cielo, então siga esse tutorial AQUI.
- Você já é cliente da Cielo mas ainda não tem a afiliação e-commerce? O tutorial abaixo foi feito para você!
Passo-a-passo
Habilitar vendas com a Cielo pera sua Loja Virtual é um processo simples, composto por três etapas:
- Criar a afiliação e-commerce junto a Cielo.
- Criar o meio de pagamento "Cielo" na loja virtual e realizar a integração;
- Ativar o meio de pagamento no canal desejado.
Criando a filiação e-commerce
1º Passo: Para criar a afiliação e-commece é simples, basta enviar um e-mail para credenciamentoecommerce@cielo.com.br, solicitando o credenciamento da sua loja para a API 3.0 da Cielo!
2º Passo: Após o envio de e-mail, a Cielo deve retornar com um e-mail parecido com este, informando que o cadastro para a API deu certo ou não.
Criando o meio de pagamento Cielo e integração
Criando um novo meio de pagamento
1º Passo: No painel administrativo da sua loja virtual, vá no menu "CONFIGURAÇÃO" e selecione a opção "Meios de Pagamento".
2º Passo: Em "Meios de Pagamento" clique no botão azul "+ Criar meio de pagamento".
Configurando o novo meio de pagamento
Os meios de pagamentos possuem 4 abas de configuração, sendo elas: "Geral", "Regras de Exibição", "Regras de Desconto/Taxa" e "Gateway de Pagamentos", abaixo vamos configurar essas quatro abas juntos!
Geral
Nas configurações gerais do meio de pagamento, você deve fazer as configurações básicas desse pagamento: informar seu nome, status e inserir descrições etc.
- O "Nome Interno" será utilizado nas listagens e na referência para este meio de pagamento. Esse campo é apenas para uso interno, sendo assim essa informação não será mostrada para seus clientes.
- A flag "Ativado?" mostra se esse meio de pagamento está ativo ou não. Marcado como azul está ativo, e branco, desativo.
- O campo "Nome" é referente a como esse meio de pagamento aparecerá para os seus clientes.
- Em "Descrição" você pode inserir informações sobre o meio de pagamento para a sua equipe interna. Esse campo não é disponível para os clientes.
- No campo "Tela Pagamento - Etiqueta" você pode informar um subtítulo menor que ficará abaixo do nome do meio de pagamento na página de pagamento. Ex: 3x sem juros
- Em "Tela Pagamento - Mensagem Personalizada", você pode escrever uma mensagem para seu cliente que será exibida no meio de pagamento na finalização da compra.
Dica: Essa mensagem pode passar instruções ou informações sobre o meio de pagamento, informando sobre regras, sugestões ou dicas.
Regras de Exibição
Após as informações gerais estarem completas, você deve configurar as "Regras de Exibição" conforme desejar.
- Em "Grupos de cliente" você consegue definir para qual grupo essa forma de pagamento aparecerá. Caso deseje que ela seja para todos os seus grupos de clientes, basta deixar em branco.
- No campo "Ordem" você consegue definir em qual ordem ele irá aparecer na finalização da compra.
Regras de Desconto/Taxa
Depois da exibição da forma de pagamento ser definida, devemos configurar suas "Regras de descontos/taxas", conforme desejar.
- Em "Calculadora", escolha uma calculadora para conceder descontos ou adicionar taxas a este meio de pagamento. Caso não deseje inserir taxas ou descontos, deixe essa opção em branco. Cada calculada tem suas próprias configurações, e você pode saber mais sobre cada função e suas configurações clicando no ícone de informação verde ao lado de cada campo.
- Adicional fixo: Adiciona uma taxa fixa ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 100,00 e o Adicional fixo for de R$ 5,00, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 105,00. - Adicional percentual: Adiciona uma taxa percentual ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 200,00 e o Adicional percentual for de 10%, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 220,00 (adicional de 10% ou seja, R$ 20,00). - Desconto percentual: Adiciona um desconto percentual ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 200,00 e o Desconto percentual for de 10%, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 180,00 (desconto de 10% ou seja, R$ 20,00).
- Adicional fixo: Adiciona uma taxa fixa ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Gateway de Pagamento
Por fim, deve-se definir o "Gateway de Pagamento", que será a nossa integração com a Cielo.
- No campo "Gateway" selecione a opção "Cielo - Cartão de Crédito".
- Em "Ambiente Habilitado" você deve inserir o ambiente de "Produção".
- Em "Produção - Merchant ID" e "Produção - Merchant Key" insira os dados de Merchant Key e ID enviados no e-mail recebido pela Cielo.
- Em "E-mail da Conta" você deve informar o e-mail usado para criar a conta na Cielo.
- O campo "Quantidade de Dias para Expirar o Pagamento'' deve ser configurado seguinte essas informações:
Ao selecionar algum dia nós iremos exibir um contador nos Detalhes de cada Pedido da Cielo. Esse contador terá como função mostrar quanto tempo você ainda possui para Capturar o pagamento. Caso o tempo expire, automaticamente a Cielo colocará o pagamento como cancelado, impossibilitando de capturá-lo. Para desabilitar esse contador selecione a opção: Não desejo visualizar o contador de Tempo.
Lembrete: Esse contador apenas será exibido para os pagamentos que possuírem o status de Em Processamento ou Pendente.
- Em "Ativar Antifraude próprio da Cielo" escolha a opção definida em seu contrato. Caso tenha o antifraude, deixe como sim, caso não tenha, deixe como não.
- Em "Valor mínimo para executar a Análise do Antifraude." você consegue definir, caso tenha o antifraude ativo em sua conta, o valor em que será executado o antifraude. Se você deseja que todas as vendas em sua loja virtual passem pela a Análise do Antifraude mantenha esse campo em branco.
- Em "Configuração de Captura Automática" você decide quando a captura do pedido (o aceite do pedido) é feita de forma automática ou não.
- Em "Configuração das Bandeiras" você deve definir as configurações das bandeiras de acordo com o seu contrato da Cielo, ou seja quais bandeiras vai aceitar e em quantas parcelas será possível realizar a compra.
- Em "Quant. de Parcelas Sem Juros?" Informe a quantidade máxima de parcelas que poderão ser exibidas sem juros para cada venda usando o meio de pagamento da Cielo. A quantidade de parcelas que será efetivamente exibida para o usuário dependerá da parcela mínima configurada.
- Em "Taxa de Juros ao Mês" você pode definir a taxa de juros que será utilizada no parcelamento com juros. São empregados juros compostos no cálculo da parcela.
- No campo "Valor da Parcela Mínima" você consegue definir o valor mínimo permitido para parcelamento.
Exemplo 1: Se a parcela mínima é R$ 50,00 e o cliente está comprando um produto de R$ 100,00, então o cliente poderá parcelar no máximo em 2x.
Exemplo 2: Se a parcela mínima é R$ 50,00 e o cliente está comprando um produto de R$ 40,00, então o cliente não poderá fazer o parcelamento, já que o valor do produto é menor que a parcela mínima.
Vinculando o novo meio de pagamento ao canal
1º Passo: No painel administrativo da sua loja virtual, vá no menu "CONFIGURAÇÃO" e selecione a opção "Canais".
2º Passo: Em "Canais" selecione o canal desejado e edite ele.
3º Passo: Na edição do canal, no campo "Meios de Pagamento" insira os meios de pagamentos desejados e salve as alterações!
Pronto! Agora sua loja virtual está integrada a Cielo!