Definindo um valor de limite de crédito
O que é um Limite de Crédito
O limite de crédito é um limite que pode ser aplicado para a compra de um cliente, segue exemplo:
Se para um cliente estiver definido um limite de crédito de R$ 5.000,00 e o cliente tiver R$ 2.000,00 em pedidos com pagamentos em aberto (pagamentos com status Aguardando Pagamento ou Em Processamento), então só será permitido comprar R$ 3.000,00.
Quando utilizar Limite de Crédito
Normalmente só faz sentido utilizar limite de crédito em operações onde à análise de crédito.
Exemplo: Pessoas que vendem no atacado, do contrário, para lojas virtuais que vendem no varejo não faz muito sentido por que você somente ira enviar o pedido quando você receber o pagamento. Se você tem, por exemplo, pedidos parcelados no boleto bancário, ou o cliente paga somente após receber o pedido, ai faz sentido estipular o limite de crédito para poder evitar que o cliente compre mais que o potencial de pagamento dele evitando Inadimplências.
Pré-requisitos
O limite de crédito somente funcionará se estiver habilitado em "Configurações Gerais>Clientes - Limite de Crédito".
Em "Clientes - Limite de Crédito" é necessário habilitar a opção "Habilitar limite de crédito por cliente" obrigatoriamente com "Sim" para que essa função funcione. A opção "Carrinho - Exibir Limite de crédito no carrinho" serve para exibir para o cliente o quanto ele tem de limite restante para ser utilizado ainda. Caso essa opção esteja desativada então só será informado para o cliente o limite de crédito disponível no momento que ele atingir o limite.
Veja um exemplo de exibição de limite de crédito no carrinho:
Como definir um Limite de Crédito
Observação: O limite de crédito deve ser definido por cliente. Cada cliente deverá ter o seu limite cadastrado.
O cliente somente poderá finalizar o pedido caso tenha limite disponível para a finalização da compra, caso contrário ele não conseguirá finalizar a compra.
1- Acessar o Painel Administrativo (Como acessar o painel Administrativo?)
2- Acesse o menu "Clientes>Clientes" no Painel Administrativo
3- Na listagem de clientes, escolha o cliente desejado e clique no botão "Editar"
4- Na edição do cliente, você deve procurar a opção de configuração de "Limite de Crédito" e definir o valor desejado para esse cliente
5- Para salvar as alterações feitas, basta clicar em "Salvar modificações"
Pronto! Agora você já sabe como definir o limite de crédito de um cliente!
----
Outros artigos úteis
Como editar o cadastro de um cliente?
Como visualizar informações do cliente?
Como exportar a lista de clientes?
Como funciona a ferramenta "Entrar como esse cliente"?
Como definir um valor de pedido mínimo para cliente e grupos?