Definindo um valor de limite de crédito

  • Última atualização:25/03/2021

O que é um Limite de Crédito


O limite de crédito é um limite que pode ser aplicado para a compra de um cliente, segue exemplo:

Se para um cliente estiver definido um limite de crédito de R$ 5.000,00 e o cliente tiver R$ 2.000,00 em pedidos com pagamentos em aberto (pagamentos com status Aguardando Pagamento ou Em Processamento), então só será permitido comprar R$ 3.000,00.


Quando utilizar Limite de Crédito


Normalmente só faz sentido utilizar limite de crédito em operações onde à análise de crédito.

Exemplo: Pessoas que vendem no atacado, do contrário, para lojas virtuais que vendem no varejo não faz muito sentido por que você somente ira enviar o pedido quando você receber o pagamento. Se você tem, por exemplo, pedidos parcelados no boleto bancário, ou o cliente paga somente após receber o pedido, ai faz sentido estipular o limite de crédito para poder evitar que o cliente compre mais que o  potencial de pagamento dele evitando Inadimplências.


Pré-requisitos


O limite de crédito somente funcionará se estiver habilitado em "Configurações Gerais>Clientes - Limite de Crédito".



Em "Clientes - Limite de Crédito" é necessário habilitar a opção "Habilitar limite de crédito por cliente" obrigatoriamente com "Sim" para que essa função funcione. A opção "Carrinho - Exibir Limite de crédito no carrinho" serve para exibir para o cliente o quanto ele tem de limite restante para ser utilizado ainda. Caso essa opção esteja desativada  então só será informado para o cliente o limite de crédito disponível no momento que ele atingir o limite.



Veja um exemplo de exibição de limite de crédito no carrinho: 


Como definir um Limite de Crédito


Observação: O limite de crédito deve ser definido por cliente. Cada cliente deverá ter o seu limite cadastrado. 

O cliente somente poderá finalizar o pedido caso tenha limite disponível para a finalização da compra, caso contrário ele não conseguirá finalizar a compra. 


1 - Acessar o Painel Administrativo (Como acessar o painel Administrativo?)


2 - Acesse o menu "Clientes>Clientes" no Painel Administrativo


 

3 -  Na listagem de clientes, escolha o cliente desejado e clique no botão "Editar"



4 - Na edição do cliente, você deve procurar a opção de configuração de "Limite de Crédito" e definir o valor desejado para esse cliente 




5 - Para salvar as alterações feitas, basta clicar em "Salvar modificações"


 

Pronto! Agora você já sabe como definir o limite de crédito de um cliente!


----


Outros artigos úteis


O que é um cliente?

Como cadastrar um cliente?

Como editar o cadastro de um cliente?

Como visualizar informações do cliente?

Como exportar a lista de clientes?

Como funciona a ferramenta "Entrar como esse cliente"?

Como definir um valor de pedido mínimo para cliente e grupos?

Quais são as regras de parcelamento no boleto por cliente?

Ainda está com dúvidas?

Temos uma equipe de suporte disponível para lhe ajudar a esclarecer suas dúvidas.
+55 47 3066-1717    +55 47 9 9619-1658
[email protected]

Entre em contato

Possui alguma dúvida que está além da base de conhecimento? Abra um chamado.