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O que devo verificar antes de colocar a loja virtual em produção?

O momento em que a loja virtual vai para produção é o momento onde seus clientes poderão comprar em sua loja virtual, por isso é necessário fazer alguns testes para garantir que tudo sairá conforme o esperado e evitar imprevistos depois de seu site já estar no ar. Por isso, preparamos alguns passos para ajudá-lo nesse processo de verificação:


Assista o vídeo e verifique todos os pontos importantes da sua loja virtual antes de colocá-la no ar pela primeira vez!


Imagem do vídeo O que devo verificar antes de colocar a loja virtual em produção?


Ponto de atenção para sites que possuem loja no varejo e no atacado ou com múltiplas regra de clientes: Quando o cenário possui varejo e atacado ou várias regras de cliente complexas, sugerimos que o checklist abaixo seja feito testando cada regra de negócio e cada perfil de cliente, ou seja, fazer um teste no perfil de varejo com os tópicos abaixo e o mesmo processo no perfil de atacado para assim garantir que todos os produtos, textos, etc estejam de acordo com a sua loja virtual.


  • Verificar a estrutura de categorias: Deve-se verificar se todas as categorias da sua loja virtual estão cadastradas corretamente. Também é preciso prestar atenção se nenhuma categoria de teste ou alguma categoria que não deveria estar ali estão cadastrados e se caso acontecer, removê-las. Ou seja, deixar somente as categorias corretas as quais você deseja que os clientes visualizem. Quer saber mais sobre estruturação de categorias? Clique aqui.


  • Organizando produtos: Deve-se verificar se todos os produtos estão realmente cadastrados, principalmente se todos os preços estão corretos. Verificar também se o peso e as dimensões estão cadastrados. Existem produtos onde não é necessário cadastrar as dimensões, ou seja, altura, largura e profundidade, entretanto existem outros onde as dimensões são de extrema importância, como por exemplo: uma roupa onde provavelmente só será necessário cadastrar o peso e uma casinha de cachorro que graças ao seu volume é necessário informar as dimensões. 


  • Páginas de conteúdo: Verificar se todas as páginas de conteúdo estão realmente cadastradas e se os textos estão de acordo com a sua necessidade. Alguns exemplos de página de conteúdo são: Quem somos, Política de privacidade, Termos de uso, Regras de frete, etc. Logo, é necessário verificar se essas páginas estão cadastradas e se estão de acordo com o que você gostaria. 


  • Revisar os e-mails enviados aos clientes, os e-mails transacionais. Alguns exemplos desses e-mails são: Pedido efetuado, Pedido em transporte, Cliente cadastrado com sucesso em sua loja virtual, etc. Nesses e-mails é importante verificar se estão com a identidade visual que você gostaria de passar aos seus clientes, se em cada e-mail desse existe o telefone de contato, o e-mail da sua loja virtual, se a comunicação como está sendo deixada está de acordo ao que você deseja comunicar aos seus clientes. 


  • Verificar se os banners da sua loja virtual estão realmente cadastrados. Se você for lançar sua loja virtual em uma data comemorativa como a Páscoa, é interessante que sua loja virtual possua banners falando sobre a Páscoa. Também é muito importante verificar se os banners condizem com as regras da sua loja virtual, por exemplo se você for colocar um banner de 10% de desconto na primeira compra, essa regra precisa realmente existir ou se o banner irá encaminhar para alguma categoria, verificar se esse banner está direcionando corretamente até a categoria correta, isso é o que recomendamos verificar em termos de layout.


  • Verificar os termos de pagamento, se você irá colocar algum desconto em algum meio de pagamento por exemplo, como 10% no boleto bancário. Verificar qual será o parcelamento feito em sua loja virtual, por exemplo em até 3x sem juros ou 12x com juros. Verificar também na finalização da compra se os meios de pagamento exibidos são os que você deseja que sejam exibidos para seus clientes. Caso você possua clientes no varejo e no atacado é muito importante fazer um pedido com as regras do varejo e depois outro pedido com as regras do atacado.


  • Tipos de frete: Verificar se os tipos de frete (PAC, SEDEX, Transportadoras, Retirada na loja, etc) estão de acordo com as suas regras de negócio. O que está sendo exibido está de acordo com o seu gosto? É sempre importante se perguntar isso. Verificar também se existem os prazos adicionais, pois você pode por exemplo adicionar 3/4 dias ao prazo da sua transportadora ou aos correios, então se os correios tiverem calculado um prazo de 3 dias úteis você poderia adicionar mais 4 e mostrar ao cliente um prazo de 7 dias, assim você tem o tempo de embalar a mercadoria e despachá-la sem haver atrasos, porém existe uma margem que também deve ser verificada caso você deseje cadastrar esta opção. 


  • Promoções: Verificar se todas as promoções que você deseja fazer ou que estão presentes nos banners estão realmente cadastradas e se estão funcionando corretamente. Alguns exemplos de promoções são: 10% de desconto na primeira compra, o cliente que efetuar compras acima de R$ 100,00 receberá um brinde, cupons de desconto, etc. 


Entretanto, o mais importante de tudo é fazer testes. Efetuar um fluxo total, pedir em nome de algum cliente, simular um cliente se cadastrando, simular o cliente efetuando um pedido, ou seja, verificar se está tudo correto. 

Caso esteja tudo correto como planejado, você pode enviar um e-mail para suporte@uoou.com.br solicitando a entrada da loja virtual em produção. Quer saber como colocar seu site em produção? Clique aqui


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