Configurando Data de Pré-venda / Lançamento para o produto
A data de pré-venda permite vender o estoque futuro de produtos que você sabe que receberá. Basicamente a data de lançamento (pré-venda) irá aumentar o prazo de frete de acordo com a data de lançamento configurada no produto ou variação.
Como funciona a data de lançamento?
- Basicamente é uma data que controla quando o produto foi lançado no mercado e pode ser utilizado para relatórios / análises internas.
- Se a data de lançamento estiver no futuro e o produto estiver ativado / disponível para venda, então irá aumentar o prazo de frete de acordo com a data de lançamento configurada.
Ativando a opção nas Configurações Gerais
Para que a opção "Data de lançamento" aumente o prazo do frete, é necessário ativá-la nas Configurações Gerais.
1- Acesse o menu "Configurações Gerais"
2- Clique na aba " Produto - Regras de Estoque"
3- Vá até a opção "Data de Lançamento / Pré-venda - Adição no tempo do frete"
4- Altere o campo "Habilitar prazo adicional de frete para produtos que tem data de lançamento?" para "Sim"
Alterando a data de lançamento de um produto
1- Acesse o menu de "Produtos"
2- Edite o produto desejado
3- Na aba "Produto" vá até a opção "Pré-venda"
4- Preencha o campo "Data de Lançamento (Pré-venda)" com uma data no futuro (quando os produtos irão chegar na sua empresa)
Se a data informada for no passado ou em branco, simplesmente será desconsiderada de qualquer cálculo no momento do frete / carrinho:
5- Clique em "Salvar modificações"
Regras para o funcionamento da data de lançamento
- Caso algum produto e/ou variação tenha uma data de lançamento futura, então o prazo do frete será: prazo normal do frete + tempo em dias úteis até a data de lançamento. Se o carrinho tiver vários produtos com data de lançamento futura, será considerada a maior data de lançamento entre os produtos do carrinho para aumentar o prazo de frete.- Pode ser considerado como a data em que o produto chegará na sua loja para conseguir despachá-lo (pré-venda), aumentando assim o prazo do frete.
- O produto/variação pode ou não ter estoque para que essa opção funcione, se tiver estoque então irá vender somente até aquilo que foi cadastrado em estoque para a pré-venda.
- Se o produto não tiver estoque e estiver com a opção "Sob demanda / estoque infinito" ativada, então irá aumentar o prazo do frete de acordo com a data de lançamento.
- Se essa opção for utilizada em conjunto com o Prazo de Produção, valerá o maior prazo para o cálculo do adicional de tempo no carrinho de compras.
- Recomendamos deixar claro para os clientes através de imagens, nome do produto, descrição do produto que o produto está em pré-venda.
- É possível definir uma data de pré-venda para cada variação, no caso de situações como: O tamanho P chegará no futuro mas já deseja-se começar a vendê-lo.
- Para produtos KIT: Poderá ser informado um prazo de lançamento geral para o KIT, do contrário irá verificar se os produtos/variações do KIT possuem data de lançamento e irá considerá-las no cálculo do frete.
Necessário ativar nas Configurações Gerais: Para que essa opção de aumentar o prazo do frete funcione é necessário ativá-la em "Configurações Gerais" > aba "Produto - Regras de Estoque" > opção "Habilitar prazo adicional de frete para produtos que tem data de lançamento?"
Carrinho de Compras - Visualizando a data de pré-venda
Os produtos em pré-venda são indicados com a informação de Data pré-venda, no carrinho. Sendo que será considerada a maior data de pré-venda para aumentar o prazo do frete.
Ao remover o produto com a data de pré-venda maior, veja que o frete foi alterado:
Painel Administrativo - Visualizando a data de lançamento
1- Acesse o menu "Pedidos"
2- Clique no Número do Pedido desejado
3- Os produtos que possuem data de pré-venda / lançamento serão exibidos na página do pedido
Dicas para utilização da Pré-venda
Para garantir que os clientes saibam que trata-se de um produto de pré-venda recomendamos colocar indicativos como imagens, descrição e nome do produto informando que o produto chegará em determinada data, alinhando assim a expectativa do cliente.