Como saber todos os e-mails que posso enviar ao cliente?
Temos diversas funcionalidades para manter seus clientes informados sobre cada passo do pedido, além disso, contamos com funcionalidades de retenção e recuperação de clientes, tais como: e-mails de carrinho abandonado, e-mails de aniversariante, e-mail de recompra.
Abaixo listamos de forma breve as diversas oportunidades de utilização do e-mail para manter seus clientes informados mas também para aumentar as taxas de conversão:
E-mails do tipo bem-vindo (para lembrar da sua loja)
É possível configurar e-mails de tipo bem-vindo, que são disparados quando o cliente se cadastra em sua loja virtual ou quando o cliente se inscreve na newsletter.
O objetivo deste e-mail é que o cliente lembre da sua loja no futuro, ao acessar o e-mail terá lá uma mensagem da sua loja virtual, tendo em vista que os clientes normalmente precisam voltar várias vezes antes de fazer um primeiro pedido no e-commerce.
Ver e-mails informativos enviados ao cliente: Quais e-mails são enviados ao cliente e para que serve cada e-mail?
E-mails de aprovação (para lojas de atacado)
Se sua loja virtual faz a análise cadastral de clientes, é possível configurar e-mails avisando sobre a aprovação ou reprovação cadastral do cliente, permitindo assim automatizar o fluxo de comunicação com interessados em revender seus produtos.
Ver e-mails informativos enviados ao cliente: Quais e-mails são enviados ao cliente e para que serve cada e-mail?
Notificações do Pedido
Todas as alterações do pedido são notificadas ao cliente por e-mail, permitindo que o cliente esteja ciente de cada passo do pedido.
Alguns exemplos são: Pedido realizado, Pagamento Confirmado, Pagamento Cancelado, Pedido Em Transporte, Pedido em Separação, Pedido em Produção, Pedido Disponível para Retirada e Pedido Entregue.
Ver e-mails informativos enviados ao cliente: Quais e-mails são enviados ao cliente e para que serve cada e-mail?
Comentários do Pedido
Além de todos os e-mails padrões de notificação do pedido informados acima, também temos a funcionalidade de colocar comentários personalizados em cada pedido, permitindo notificar os clientes por e-mail e ainda manter um histórico no próprio pedido.
Ver tutorial Adicionando um comentário sobre o pedido
Notificações de Carrinhos Abandonados
A plataforma de e-commerce da Uoou Solutions possui uma ferramenta própria de notificação para carrinhos abandonados com o objetivo de recuperar carrinhos, assim não é necessário a contratação de ferramentas externas.
Ver tutoriais:
- Ativando e-mails de Carrinho Abandonado
- Ver tudo sobre acompanhamento de carrinhos abandonados
E-mails de aniversariante
Para estratégias de retenção e recompra, é essencial trabalhar a base de clientes cadastrados e os e-mails automáticos de aniversariante são uma ótima forma de tornar isso possível.
Nossa plataforma de e-commerce notifica automaticamente os clientes quando seu aniversário está próximo, sendo que além de uma mensagem carinhosa, é possível também criar promoções com regras específicas para datas de aniversário do cliente, como um cupom de desconto para o aniversariante com validade apenas no mês de aniversário do cliente.
Ver tutorial: E-mail - Notificação de Aniversário do Cliente
E-mails de Recompra (Segunda Compra)
É possível configurar e-mails que são disparados para os clientes que fizeram a primeira compra na sua loja virtual, com o objetivo de tentar converter para uma segunda compra.
Uma ótima opção é criar cupons de descontos com o objetivo de incentivar o cliente a voltar a comprar.
Ver tutorial: E-mail - Notificação de Incentivo de Segunda Compra