Nós usamos cookies em nosso site para melhorar sua experiência e armazenar estatísticas de navegação.

Geração automática do Sitemap.xml

Sitemap é um arquivo que esclarece aos buscadores, como o Google, a estrutura de um site, bem como suas atualizações e as principais páginas do site a serem indexadas. Geralmente ele é criado e utilizado no formato XML.

Os incansáveis rastreadores de busca (Ex.: Google) varrem a internet dia e noite em busca de novos conteúdos para compor seus disputados rankings de pesquisa. O que você talvez não saiba é que é possível dar uma mãozinha a esses robôs simplesmente disponibilizando um pequeno arquivo no seu servidor: o sitemap!

O que é um sitemap?

O sitemap é um arquivo ou documento de texto desenvolvido para facilitar o processo de indexação de páginas nos motores de busca, tais como Yahoo!, Bing e, claro, o Google.

Os rastreadores, ou crawlers, como também são chamados, foram aprimorados com o passar do tempo, mas a densidade de conteúdos na internet também cresceu vertiginosamente, dificultando o trabalho desses robôs.


Em geral, os mecanismos de busca descobrem novas páginas a partir de links presentes naquelas que já foram indexadas. Os sitemaps, por sua vez, complementam essa varredura listando todas as URLs de um site atreladas a metadados que informam quando ela foi criada ou modificada, e com que frequência é atualizada, bem como seu idioma e sua relevância em relação às outras páginas.

Geração automática na plataforma da Uoou Solutions

Para facilitar o trabalho de nossos lojistas a Plataforma da Uoou Solutions gera e atualiza automaticamente o arquivo sitemap.xml contendo todos os links relevantes da sua loja virtual, incluindo mas não se limitando a:
- Link da Página inicial
- Link de todas as Categorias ativas
- Link de todos os produtos ativos
- Link de todas as páginas de conteúdo
- Link de outras páginas relevantes que podem ser indexadas

Assim nossos clientes não precisam se preocupar em gerar a manter manualmente o sitemap da loja virtual, isso é feito de forma automatizada.

A cada quanto tempo o sitemap.xml é atualizado?

A plataforma de e-commerce da Uoou Solutions automaticamente gera e atualiza o arquivo sitemap.xml a cada 1 hora. Assim garantimos que quando os buscadores acessarem ele, o mesmo estará atualizado com todos os produtos e categorias da sua loja virtual.

É necessário ativar ou gerar o Sitemap?

Não. Ao criar uma loja virtual na plataforma da Uoou Solutions, o Sitemap será gerado automaticamente conforme os produtos e categorias vão sendo alterados.

Não é necessário nenhuma ação manual dos lojistas para ativar esse recurso ou funcionalidade, entendemos que o Sitemap é essencial para ajudar os mecanismos de busca a entenderem a estrutura do site e ajudar na indexação e SEO, então deixamos esse recurso ativado como padrão.

Onde encontro o sitemap do meu site?

Nós temos como padrão disponibilizar o sitemap.xml sempre na seguinte URL em nossos clientes:
www.seusite.com.br/sitemap.xml

Como o Google vai encontrar o arquivo de Sitemap?

A plataforma de e-commerce da Uoou Solutions utiliza o arquivo robots.txt para informar aos mecanismos de busca onde o arquivo de sitemap se encontra, assim não é necessária nenhuma ação do lojista.


Dica: Se você desejar é possível cadastrar a URL do Sitemap dentro do Google Search Console (ferramenta do Google) que permite acompanhar como o Google indexa seu site além de trazer dicas e insights relevantes.

Outras técnicas utilizadas na geração de URLs

Empregamos diversas técnicas e otimizações complexas em termos de SEO para URLs de modo a garantir que nossos clientes tenham acesso as melhores práticas do mercado no que tange SEO para os links de cada loja virtual (principalmente produtos e categorias).
No arquivo SEO - Melhores práticas aplicadas para URLs aprofundamos as explicações sobre esse assunto.

Deseja saber mais sobre o que é um Sitemap?

Esse artigo explica em detalhes sobre ele: https://rockcontent.com/br/blog/sitemaps/

Ainda está com dúvidas?

Temos uma equipe de suporte disponível para lhe ajudar a esclarecer suas dúvidas.
+55 47 3066-1717    +55 47 3066-1717 suporte@uoou.com.br

  • Equipe 1
  • Equipe 2
  • Equipe 3
  • Equipe 4
  • Equipe 5

Entre em contato

Possui alguma dúvida que está além da base de conhecimento? Abra um chamado.