Nós usamos cookies em nosso site para melhorar sua experiência e armazenar estatísticas de navegação.

Como usar o relatório DebugView no Google Analytics 4 (GA4)

Neste artigo tem como objetivo de explicar o recurso DebugView disponível no Google Analytics 4 (GA4).


Se você estiver usando o Google Analytics 4, deve ter notado que existe uma opção no menu "Relatórios" chamada DebugView.


Você pode usar o DebugView para validar sua configuração analítica e os dados que estão sendo enviados para o Google Analytics 4.

O que é DebugView no Google Analytics 4?

Você pode usar DebugView para monitorar os eventos provenientes de um dispositivo ou navegador para o qual você habilitou a depuração. O DebugView permite que você monitore os dados de eventos do seu site em tempo real, juntamente com todos os parâmetros personalizados e propriedades do usuário definidas.

DebugView no Google Analytics 4

A depuração de suas implementações é uma etapa importante na validação de sua configuração analítica.


Pode levar alguns minutos ou vários dias para solucionar os problemas nas análises, dependendo de suas habilidades e experiência. Mas, no caso do Google Analytics 4, é muito simples por causa do relatório especial em tempo real fornecido pelo GA4 chamado DebugView.


O DebugView permite que você monitore os dados de eventos do seu site em tempo real, juntamente com todos os parâmetros personalizados e propriedades do usuário definidas.


Para encurtar a história, DebugView é um relatório em tempo real que isola e mostra dados apenas de um dispositivo específico onde o modo de depuração está ativado.


Modo de depuração: quando o modo de depuração está ativado em seu dispositivo, seus dados serão enviados no Google Analytics apenas em tempo real (sem processamento). Esses dados serão filtrados e isolados de outros dispositivos (usuários regulares) que também estão gerando eventos no site ou aplicativo e, portanto, seus dados reais (dimensões e métricas em análises) não são inflados.


O modo de depuração permite que você veja apenas os dados gerados pelo seu dispositivo enquanto valida a análise e também resolve o propósito de ter fluxos de dados separados para preparação e produção (não há mais fluxos de dados separados para preparação e produção).


Advertência: o DebugView no Google Analytics 4 mostra apenas relatórios em tempo real (dados de eventos) dos últimos 30 minutos. Você pode validar sua configuração de análise apenas gerando eventos em tempo real. Você não pode ver nenhum dado no DebugView gerado antes do período de 30 minutos.

Ferramentas de depuração necessárias

Antes de começar a usar o DebugView no GA4, você deve ativar o modo de depuração em seu dispositivo e, para isso, precisa ter algumas ferramentas.

Siga também a documentação do Google aqui: Valide sua configuração do Analytics com DebugView

Extensão do Google Analytics Debugger Chrome.

Usando DebugView no Google Analytics 4

Agora vamos nos aprofundar em como usar o DebugView no Google Analytics 4- Siga as etapas abaixo para entender o conceito com mais detalhes.

Observação: você precisará instalar a extensão Chrome Debugger do Google Analytics antes de prosseguir com as etapas.


Etapa 1: ative a extensão do Google Analytics Debugger Chrome (clique na extensão para ativá-la).


Imagem


Depois que a extensão estiver ativada, ela ficará como abaixo

Imagem


Etapa 2: Agora navegue até o seu site e clique com o botão direito do mouse na página e selecione "Inspecionar".

Imagem


Isso abrirá a janela do console do desenvolvedor na parte inferior de uma página da Web:


Passo 2.1: Clique em "Console".

Imagem


Passo 2.2: Agora atualize a página e você verá comentários no console como abaixo. Isso significa que você ativou com sucesso o modo de depuração.
Imagem


Etapa 3: agora navegue até sua propriedade do Google Analytics 4 e clique em "Configurar" no menu "Relatórios".


Imagem


Passo 4: Agora clique em DebugView.


Imagem


Etapa 5: você obterá uma visualização de relatórios em tempo real, como abaixo.


Imagem


Dividimos o relatório em três seções.

Seção 1:  Esta seção fornece detalhes dos eventos que acontecem a cada minuto. Você pode chamá-lo de linha do tempo de fluxo de minutos . Cada parte da linha do tempo fornecerá uma contagem dos eventos que aconteceram no minuto correspondente no site. Este fluxo mostra uma série de círculos, um círculo para cada um dos 30 minutos mais recentes.


Você pode ver na imagem acima que um evento é disparado às 8h08, então não há eventos disparados até 10:14, então há oito eventos disparados às 10:15, dezenove evento às 10:19 e novamente três eventos às 10:18.


Seção 2: Esta seção é chamada de fluxo de segundos . Por padrão, você pode ver uma lista de eventos registrados nos últimos 60 segundos. Cada evento exibe um carimbo de data/hora que corresponde ao horário de seu registro no dispositivo de desenvolvimento. Você pode clicar em um evento para ver uma lista de parâmetros associados.

Seção 3:  Esta seção fornece detalhes dos principais eventos e sua contagem nos últimos 30 minutos. Você pode ver na imagem abaixo que há alguns eventos de "page_view", "scroll", "user_engagement", "view_cart", entre outros.


Os eventos são categorizados como abaixo


  • Eventos gerais: são eventos gerais que você configurou para sua propriedade do GA4, como page_view, user_engagement, scroll etc.
  • Eventos de conversão: se você marcou um evento específico como um evento de conversão, ele será refletido aqui.
  • Eventos de erro: se houver algum erro durante a depuração, eles serão refletidos em eventos de erro.


Imagem

O DebugView aumenta os dados analíticos?

Quando o modo de depuração estiver ativado em seu dispositivo, seus dados serão enviados no Google Analytics apenas em tempo real (sem processamento). Esses dados serão filtrados e isolados de outros dispositivos (usuários regulares) que também estão gerando eventos no site ou aplicativo e, portanto, seus dados reais (dimensões e métricas em análises) não são inflados.

Ainda está com dúvidas?

Temos uma equipe de suporte disponível para lhe ajudar a esclarecer suas dúvidas.
+55 47 3066-1717    +55 47 3066-1717 suporte@uoou.com.br

  • Equipe 1
  • Equipe 2
  • Equipe 3
  • Equipe 4
  • Equipe 5

Entre em contato

Possui alguma dúvida que está além da base de conhecimento? Abra um chamado.