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Por que atualizar Universal Analytics para o Google Analytics 4

Este artigo tem como objetivo explicar os motivos pelos quais é importante atualizar do Universal Analystics para o Google Analytics 4.

Para facilitar a compreensão, usaremos a abreviação UA para se referir ao Universal Analystics e GA4 para o Google Analytics 4.


Motivo da alteração

A Google anunciou que irá descontinuar as versões Universal Analytics até o julho de 2023 e substituí-las pelo GA4, lançado em 2019 e com recursos mais avançados.

De acordo com o Google, a partir de 1º de julho de 2023, todas as propriedades padrão Universal Analytics não processarão mais novas visitas, enquanto as propriedades da Universal Analytics 360 interromperão o processamento de visitas em 1º de outubro do mesmo ano. Apesar disso, os clientes ainda poderão acessar seus dados previamente processados nestas plataformas por pelo menos seis meses após estas datas.

A mudança se justifica pelo fato de que a UA foi criada para uma geração de medição baseada em web desktop e cookies (padrão antigo da Web), enquanto o GA4 é uma plataforma que opera em todas as plataformas, não depende exclusivamente de cookies e usa um modelo de dados baseado em eventos para fornecer medição centrada no usuário.


O Google também destaca a questão da privacidade como uma razão para o uso do Analytics 4, que foi projetado com maior enfoque neste aspecto. "Ele ajuda as empresas a atender às necessidades em evolução e às expectativas dos usuários, com controles mais abrangentes e granulares para coleta e uso de dados. É importante ressaltar que o Google Analytics 4 também não armazenará mais endereços IP", disse Russell Ketchum, diretor de produtos do Analytics, ele informa que o produto está alinhado com as recentes leis internacionais de privacidade de dados, como a GDPR e a LGPD brasileira.


Métricas exclusivas do GA4

A taxa de rejeição do GA Universal não está relacionada ao tempo de navegação no site, mas sim à interação do usuário. Se o usuário sai do site sem visualizar pelo menos duas páginas, é considerado como rejeição e gera uma taxa de bounce. Já no GA4, essa métrica é tratada de maneira diferente. Segue as novas métricas:


Sessões engajadas

Uma sessão engajada é registrada quando o usuário interage com o site ou aplicativo. Para ser contada como tal, é necessário que o usuário mantenha o site ou app aberto em primeiro plano por pelo menos 10 segundos. Se o usuário sair antes desse período, será registrado como uma rejeição, mas não como uma sessão engajada.


Uma sessão engajada conta apenas os usuários que estão ativamente interagindo com o site ou aplicativo, enquanto abas abertas em que o usuário não esteja "ativo" não serão consideradas na contagem.


Sessões engajadas por usuário

 

A média de sessões por usuário é calculada a partir do número de vezes que um determinado ID de usuário visita o site ou aplicativo. Se um usuário tem 3, 4 ou 5 sessões, e esses números são calculados para o total de usuários, a média será acima de 1, e o número real depende do número de usuários novos ou recorrentes (ou cookies excluídos) que o seu conteúdo tem.


Tempo médio de engajamento


O tempo médio de engajamento mede o período de tempo em que o aplicativo ou site ficou como janela ativa no dispositivo do usuário, seja no navegador ou no celular, é uma nova funcionalidade da visão App + Web.


Taxa de engajamento


A porcentagem de sessões de interação é calculada com base nas sessões em que o usuário ficou com o site ou app aberto em primeiro plano por mais de 10 segundos. Esse cálculo é feito dividindo o número de sessões com interação pelo total de sessões.

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