URL da Categoria - Padrões de URL
A plataforma de e-commerce da Uoou Solutions permite a geração de vários padrões de URLs de Categorias, de modo a atender as melhores práticas de SEO exigidas pelos mecanismos de busca (Ex.: Google).
Neste tutorial iremos explicar os diferentes padrões existentes na plataforma de e-commerce da Uoou Solutions para a geração das URLs das categorias.
Dica:
- Pode ser que você esteja procurando esse artigo: Editando a URL de uma Categoria/Táxon
Antes de começar, é importante ressaltar que a Uoou Solutions está sempre em constante evolução, aprimorando seus serviços e, portanto, pode haver atualizações no painel administrativo, incluindo novos componentes e configurações.
Sem mais delongas, vamos iniciar o tutorial!
O que é a URL da Categoria?
É o link que será gerado para cada categoria da sua loja virtual, por exemplo:- Ao clicar na categoria "Promoções", será exibido um link.
Padrões de URL da Categoria - Explicação das Regras
A plataforma de e-commerce permite dois padrões de URL para Categorias:
Padrão 1- Prefixo /t/ em todas as URLs de Categorias
Neste padrão, todas as URLs de categorias irão ter um prefixo /t/ antes do Nome da Categoria.
Exemplo:
https://www.seusite.com.br/t/promocoes-produto-com-grandes-descontos
Então irá ficar:
Domínio do seu e-commerce + /t/ + URL da Categoria
Padrão 2- Não existe nenhum prefixo na URL (Recomendado)
Neste padrão, não irá existir prefixo nas URLs de Categorias, será usado diretamente a URL da Categoria:
Exemplo:
https://www.seusite.com.br/promocoes-produto-com-grandes-descontos
Então irá ficar:
Domínio do seu e-commerce + URL da Categoria
Em nossa recomendação essa é a melhor forma em termos de SEO porque deixa somente as informações principais relevantes da URL, ajudando na relevância para os mecanismos de busca.
Como modificar o Padrão de URL da Categoria?
1- Acesse o menu "Configurações Gerais" no Painel Administrativo
2- Clique o canal desejado (se sua conta diversas vários Canais):
3- Clique na aba "Produto - Página de Listagem"
4- Role a página até encontrar a opção "Padrão de URL da Categoria?"
Você poderá escolher a regra que desejar, de acordo com as explicações informadas acima no tópico "Padrão de URL da Categoria - Explicação das Regras"
5- Depois clique no botão "Salvar modificações" e pronto!
Todas as categorias serão automaticamente modificadas para o novo padrão.
O que acontece ao modificar o Padrão de URL das Categorias?
Redirecionamento automático
- A Plataforma de E-commerce da Uoou Solutions faz todos os redirecionamentos automáticos para garantir que a credibilidade do e-commerce e os resultados da busca continuem funcionando normalmente.
Importante: O redirecionamento automático funcionará somente ao mudar do "Padrão 1" (prefixo /t/) para o "Padrão 2" (sem prefixo).
- É importante entender que o Google provavelmente já indexou os links atuais que você possui de categorias, então a loja virtual irá fazer o redirecionamento automático permanente (Redirecionamento 301) para avisar ao Google e outros mecanismos de busca que a URL das Categorias mudou.
Basicamente, funciona assim:
Em um cenário onde:
- Se você possui o padrão "https://www.seusite.com.br/t/{nome-da-categoria}" e modifica para: "https://www.seusite.com.br/{nome-da-categoria}"
1- Se o Google ou um usuário acessar a URL antiga:
https://www.seusite.com.br/t/promocoes-produto-com-grandes-descontos
2- A plataforma de e-commerce irá entender que o padrão de URL foi modificado para "https://www.seusite.com.br/{nome-da-categoria}"
3- E irá redirecionar o usuário para https://www.seusite.com.br/promocoes-produto-com-grandes-descontos (sem o /t/), usando o Redirecionamento 301, que é o redirecionamento correto usado para avisar aos buscadores que a URL mudou e se encontra em uma nova URL, fazendo com que o Google entenda que precisa atualizar internamente a URL da Categoria (se ela já estava indexada).
Recomendação após realizar a alteração de URLs
- Recomendamos que sejam modificados os links das campanhas de anúncios, para garantir que a experiência dos usuários seja a melhor possível, pois por mais que os redirecionamentos são muito rápidos, é um caminho a mais que os usuários terão que percorrer quando clicarem nos links de anúncios pagos.
Sobre as URLs Indexadas no Google
O Google pode levar meses até modificar efetivamente os links nos resultados de busca, porém, com a regra de "Redirecionamento automático" explicada acima, garante-se que o usuário que clicar em um link vindo dos buscadores, será corretamente encaminhado para o novo link.