Editando a URL de uma Categoria: O que acontece após mudar a URL de uma categoria?
Neste artigo explicamos o que acontece ao mudar o campo "URL da Categoria" na edição das categorias através do Painel Administrativo da sua loja virtual.
Explicamos também algumas dicas simples para aumentar a relevância das suas URLs para mecanismos de busca e ajudar a melhorar a indexação.
Resumo
Na edição de URLs de Produtos e Categorias, a plataforma de e-commerce da Uoou Solutions faz a criação do redirecionamento automático da URL Antiga para a Nova URL, garantindo assim, que se um usuário acessar o link antigo ou o link antigo estiver indexado nos buscadores (Ex.: Google), então haverá o redirecionamento para o novo link / url.
Cenário de exemplo: Editando a URL de uma Categoria
No exemplo abaixo temos a categoria na URL: https://layout1.uooucommerce.com.br/roupas e gostaríamos de melhorar o SEO da URL, criando uma URL mais comercial para a categoria e melhor indexável pelos buscadores.
Você deverá acessar o Painel Administrativo e editar uma categoria desejada (ver Categoria de Menus & Categorização se precisar de ajuda).
Na tela de edição da categoria vamos alterar o campo "URL da categoria" para:
"roupas-moda-masculina-atacado-revenda" com o objetivo de colocar alguns atributos importantes para a relevância dessa categoria e que podem ajudar no rankeamento nos buscadores.
Dicas:
- Tente deixar utilizar palavras-chave na URL, ajudando o usuário a entender o conteúdo da página
- Tente combinar a URL da Categoria com o Título da Categoria
- Não é necessário usar "verbos de ligação, artigos, etc.", por exemplo: "o", "a", "de", "da", são normalmente dispensáveis, deve-se deixar somente as palavras mais importantes.
Agora após clicar em "Salvar modificações" na tela da categoria, vamos acessar essa categoria novamente na loja virtual:
Agora o link da categoria mudou:
Redirecionamento automático: URL Antiga para Nova URL da Categoria
Após o usuário salvar as modificações e ter alterado a URL da Categoria, internamente a plataforma de e-commerce da Uoou Solutions cria no menu "Conteúdo" > "URLs de Redirecionamento"
Um Redirecionamento 301, que diz para os buscadores que a URL da Categoria mudou, conforme imagem abaixo:
Assim quem acessar a URL antiga, será direcionado automaticamente para a nova URL da Categoria.
Dica: Se a categoria estiver vinculada a mais de um canal (vários sites), será criado um redirecionamento para cada canal.
Por que o redirecionamento é importante?
É importante entregar uma boa experiência aos usuários e buscadores (Ex.: Google), então ao mudar o link de uma categoria pode afetar negativamente clientes que já possuem o link salvo nos favoritos, por exemplo, ou categorias já indexados pelo Google, pois o link passaria a não existir (exibir uma página 404- Página não encontrada).
Para resolver isso e evitar que o SEO / posicionamento da sua loja virtual no Google seja afetado, a plataforma de e-commerce da Uoou Solutions toma esses cuidados para garantir que as técnicas mais sofisticadas de SEO estão sendo aplicadas em sua loja virtual.
O redirecionamento automático de URLs de Produtos e Categorias também ajuda a automatizar um trabalho que seria manual.