URL do Produto - Padrões de URL
A plataforma de e-commerce da Uoou Solutions permite a geração de vários padrões de URLs de Produtos, de modo a atender as melhores práticas de SEO exigidas pelos buscadores (Ex.: Google).
Neste tutorial iremos explicar os diferentes padrões existentes na plataforma de e-commerce da Uoou Solutions para a geração das URLs dos Produtos.
Dica:
- Pode ser que você esteja procurando esse artigo: Editando a URL de um Produto
O que é a URL do Produto?
É o link que será gerado para cada produto da sua loja virtual, por exemplo:- Ao clicar no produto "Calça Jogger Preto", será exibido um link.
Padrões de URL do Produto - Explicação das Regras
A plataforma de e-commerce permite três padrões de URL para produtos:
Padrão 1- Prefixo /p/ em todas as URLs de Produtos
Neste padrão, todas as URLs de produtos irão ter um prefixo /p/ antes do URL do Produto
Exemplo:
https://layout1.uooucommerce.com.br/p/calca-jogger-preto
Então irá ficar:
Domínio do seu e-commerce + /p/ + URL do Produto
Padrão 2- Sufixo /p em todas as URLS de Produtos
Neste padrão, todas as URLs de produtos irão ter um sufixo /p depois do URL do Produto
Exemplo:
https://layout1.uooucommerce.com.br/calca-jogger-preto/p
Então irá ficar:
Domínio do seu e-commerce + URL do Produto + /p
Padrão 3- Não existe nenhum prefixo na URL (Recomendado)
Neste padrão, não irá existir prefixo ou sufixo nas URLs de Produto, será usado diretamente a URL do Produto
Exemplo:
https://layout1.uooucommerce.com.br/calca-jogger-preto
Então irá ficar:
Domínio do seu e-commerce + URL do Produto
Em nossa recomendação essa é a melhor forma em termos de SEO porque deixa somente as informações principais relevantes da URL, ajudando na relevância para os mecanismos de busca.
Como modificar o Padrão de URL do Produto?
1- Acesse o menu "Configurações Gerais" no Painel Administrativo
2- Clique o canal desejado (se sua conta diversas vários Canais):
3- Clique na aba "Produto - Página de Detalhes"
4- Role a página até encontrar a opção "Padrão de URL do Produto?"
Você poderá escolher a regra que desejar, de acordo com as explicações informadas acima no tópico "Padrão de URL do Produto - Explicação das Regras"
5- Depois clique no botão "Salvar modificações" e pronto!
Todas os produtos serão automaticamente modificados para o novo padrão.
O que acontece ao modificar o Padrão de URL dos Produtos?
Redirecionamento automático
- A Plataforma de E-commerce da Uoou Solutions faz todos os redirecionamentos automáticos para garantir que a credibilidade do e-commerce e os resultados da busca continuem funcionando normalmente.
Importante: O redirecionamento automático funcionará somente ao mudar dos "Padrão 1" (prefixo /p/) e "Padrão 2" (sufixo /p) para o "Padrão 3" (sem prefixo ou sufixo)
- É importante entender que o Google provavelmente já indexou os links atuais que você possui de produtos (se são produtos mais antigos), então a loja virtual irá fazer o redirecionamento automático permanente (Redirecionamento 301) para avisar ao Google e outros mecanismos de busca que a URL dos Produtos mudou.
Basicamente, funciona assim:
Em um cenário onde:
- Se você possui o padrão "https://www.seusite.com.br/p/{nome-do-produto}" e modifica para: "https://www.seusite.com.br/{nome-do-produto}"
1- Se o Google ou um usuário acessar a URL antiga:
https://www.seusite.com.br/p/calca-jogger-preto
2- A plataforma de e-commerce irá entender que o padrão de URL foi modificado para "https://www.seusite.com.br/{nome-do-produto}"
3- E irá redirecionar o usuário para https://layout1.uooucommerce.com.br/calca-jogger-preto (sem o /p/), usando o Redirecionamento 301, que é o redirecionamento correto usado para avisar aos buscadores que a URL mudou e se encontra em uma nova URL, fazendo com que o Google entenda que precisa atualizar internamente a URL do Produto (se ela já estava indexada).
Recomendação após realizar a alteração de URLs
- Recomendamos que sejam modificados os links das campanhas de anúncios, para garantir que a experiência dos usuários seja a melhor possível, pois por mais que os redirecionamentos são muito rápidos, é um caminho a mais que os usuários terão que percorrer quando clicarem nos links de anúncios pagos.- Os feeds de produtos (Feed de Produtos do Google Shopping, Facebook, TikTok, etc.) enviarão todos o novo padrão de URL escolhido, porém, é necessário garantir que essas ferramentas estão realmente importando os feeds atualizados, uma dica é forçar a atualização dos feeds de produtos nas plataformas.
Sobre as URLs Indexadas no Google
O Google pode levar meses até modificar efetivamente os links nos resultados de busca, porém, com a regra de "Redirecionamento automático" explicada acima, garante-se que o usuário que clicar em um link vindo dos buscadores, será corretamente encaminhado para o novo link.