Como funciona o campo "Tempo máximo de resposta" do tipo de frete?
O campo "Tempo máximo de resposta" pode ser encontrado na aba "Performance" de cada tipo de frete (Correios, Jadlog, Total Express, Braspress, etc.) e ele serve para controlar o tempo máximo que a loja virtual irá esperar o tipo de frete calcular o preço e o prazo antes de exibir uma mensagem ao cliente informando que o frete demorou muito para responder.
Entendendo como a loja virtual calcula o preço e o prazo do Correios e das Transportadoras
A Plataforma de E-commerce da Uoou Solutions quando possui integração com os Correios ou alguma transportadora, envia as informações dos produtos, contrato do cliente, etc. e os servidores dos Correios retornam com o prazo e custo.
O mesmo acontece com outras transportadoras (Jadlog, Jamef, Braspress, Total Express, etc.)
Mas qual é o problema?
O problema acontece quando os servidores dos Correios ou de uma transportadora demoram muito para responder, ocasionando lentidão para o cliente final que está esperando para saber qual será o prazo e o custo do frete.
Como resolver?
Aconselha-se colocar um tempo máximo no campo "Tempo máximo de resposta" que considere como limite aceitável (Ex.: 15 segundos ou 30 segundos) e ter mais tipos de frete disponíveis, por exemplo, além de ter o Correios, também deixar disponível alguma Transportadora ou Tabela Manual, assim se o Correios estiver fora do ar ele atingirá o tempo limite (15 segundos, por exemplo) e a transportadora que estiver disponível continuará sendo exibida normalmente.
Mesmo que as vezes a transportadora ou tabela manual cadastrada sejam um pouco mais caras, podem ser úteis nesse tipo de situação.
Entendendo com um exemplo como funciona o campo "Tempo máximo de resposta"
Primeiro vamos exemplificar um cenário onde existem vários tipos de frete cadastrados para sua loja virtual:
Agora o cliente que está calculando o frete colocou um CEP de Santa Catarina (Sul), então a loja virtual irá escolher para calcular o prazo e o custo somente dos tipos de frete dessa região (em azul):
Agora vejamos como funciona a resposta dos tipos de frete (somente os tipos de frete em azul serão calculados):
A loja virtual exibe o retorno de todos os tipos de frete no carrinho de uma vez só, então por mais que o "Correios SEDEX" respondeu em 5 segundos, somente será apresentado os valores e prazos para o cliente quando todos os tipos de frete terminarem de ter o retorno ou quando atingirem o tempo máximo de resposta.
Nesse exemplo abaixo todos os tipos de frete ficaram abaixo do tempo máximo de resposta.
Agora vejamos o que acontece quando um dos tipos tipos de frete ultrapassa o tempo máximo de resposta:
No exemplo abaixo percebe-se que o "Correios SEDEX" respeitou seu tempo máximo de resposta configurado e nesse caso apresentará uma mensagem de que o frete "Correios SEDEX" demorou demais para responder e o cliente não poderá selecionar essa opção, o cliente poderá selecionar normalmente os outros tipos de frete que foram retornados com sucesso.
Dicas e informações gerais:
- É aconselhável a configuração de um tipo de frete de contingência, como uma tabela manual dos Correios, por exemplo, para ser acionada quando um tipo de frete atinge seu tempo máximo de resposta;
- Por mais que o tempo máximo configurado exista, a loja virtual tentará ainda em background (segundo plano) calcular o prazo do frete por até 60 segundos e deixará o resultado armazenado, então muitas vezes se o cliente por ventura recarregar a tela, poderá visualizar o preço e o valor normalmente;
- A plataforma de e-commerce da Uoou Solutions implementa uma série de algoritmos de cache (é como se deixasse as informações salvas para utilização futura), então sempre que a plataforma consegue calcular um resultado de frete ela mantém esse resultado armazenado por um período enquanto o carrinho não mudar para ganhar agilidade na consulta e somente voltará a calcular novamente o frete quando houver alguma alteração no carrinho.