Como despachar pedidos sem criar remessa de postagem
Objetivo
O objetivo deste tutorial é explicar como realizar o despacho dos pedidos sem a necessidade de criar uma remessa de postagem, utilizando o envio automático para transportadoras integradas ou por contato de notificação.
Quando utilizar este método?
Este processo é ideal para:
Passo a Passo
1- Acessar a configuração de Tipos de Frete
Em seu Painel Administrativo, acesse o menu "Tipos de Frete" para configurar quais fretes terão o despacho realizado via integração e quais serão enviados por contato de notificação.

2- Editar a transportadora desejada
Localize a transportadora que deseja configurar e clique nos três pontinhos (⋮) > Editar.

3- Habilitar o envio automático de pedidos
Acesse a aba "Expedição" e na opção "Habilitar envio automático de pedidos?" marque como Sim.

Como funciona:
Ao ativar essa opção, assim que uma nota fiscal for vinculada ao pedido, ele será enviado automaticamente para o painel da transportadora.
Transportadoras com envio automático via integração (sem necessidade de remessa):
4- Configurar Contato para Notificação (para transportadoras sem integração)
Caso seja uma transportadora que não possui integração direta para envio dos pedidos, será necessário habilitar o campo "Contato para notificação".
Como funciona:
O processo é semelhante ao envio para o painel da transportadora, porém o sistema enviará o XML do pedido para o e-mail cadastrado, que poderá prosseguir com o despacho manualmente.

Vantagens deste método
✅ Processo de despacho mais prático e rápido
✅ Não é necessário criar remessas de postagem
✅ Link de rastreio preenchido automaticamente (para transportadoras integradas)
✅ Reduz erros manuais no processo de expedição
✅ Não é necessário criar remessas de postagem
✅ Link de rastreio preenchido automaticamente (para transportadoras integradas)
✅ Reduz erros manuais no processo de expedição
Perguntas Frequentes
O cliente recebe notificação de envio?
Sim, o e-mail de "Pedido Despachado" é enviado automaticamente quando o status do pedido é alterado.
Sim, o e-mail de "Pedido Despachado" é enviado automaticamente quando o status do pedido é alterado.
E se a transportadora não tiver integração?
Você pode usar o método de "Contato para notificação" para enviar o XML por e-mail.
Você pode usar o método de "Contato para notificação" para enviar o XML por e-mail.
O código de rastreio é preenchido automaticamente?
Sim, para transportadoras com integração direta (Total Express, Jadlog, Correios, J&T). Para outras, é necessário inserir manualmente.
Sim, para transportadoras com integração direta (Total Express, Jadlog, Correios, J&T). Para outras, é necessário inserir manualmente.




