Criando uma Remessa de Postagem
O objetivo deste tutorial é lhe auxiliar a criar remessas de postagens!
Observações
Para criar as remessas de postagens, você deve ter ou uma integração configurada (Total Express ou Correios), ou o contato de notificação da transportadora desejada para o envio do XML dos pedidos.
- Caso precise criar a integração da Total Express, clique AQUI.
- Caso precise criar a integração do Correios SIGEP WEB clique AQUI.
- Caso precise criar a integração do Dlog clique AQUI. - Em Breve
- Caso precise criar um contato de notificação, clique AQUI.
Passo-a-passo
- Criar remessa.
- Vincular pedidos a remessa.
- Fechar remessa/enviar XML por e-mail.
- Colocar pedidos em transporte.
- Outras configurações (gerar DANFE, Etiquetas e afins).
Como criar a remessa de postagem?
1. No seu painel administrativo, busque pelo menu "PEDIDOS" e selecione a opção "Remessas de Postagens".
2. Na listagem das remessas, clique no botão "+Criar Remessa" para adicionar uma nova remessa.
3. Na criação da remessa, preencha os campos abaixo conforme instruções.
- Nome Interno: Defina o nome da remessa, esse é um nome utilizando para sua organização interna. Sugerimos colocar um nome que contenha a data da criação ou do despacho e o nome do frete para ficar fácil o controle e acompanhamento.
- Integração: Escolha a integração logística que irá utilizar. (Para pedidos da Total Express, a integração da Total Express, para pedidos do Correios, integração com o SIGEP WEB e assim por diante.)
Observação: Caso utilize um contato de notificação, deixe esse campo com a opção "Nenhuma integração" selecionado. - Contato para Notificação: escolha o contato de notificação (e-mails da transportadora) que será notificada com os XMLs das Notas Fiscais dos pedidos dessa remessa de postagem.
Clique em "Criar" e pronto! Remessa de postagem criada! Para adicionar pedidos a remessa, siga o tutorial abaixo.
Como vincular pedidos a remessas?
1. No seu painel administrativo, selecione o menu "Fretes".
2. Na listagem dos pedidos, selecione os pedidos desejados marcando eles conforme a imagem. (Caso deseje selecionar todos os pedidos, basta clicar na flag ao lado da coluna "Pedido".
Para facilitar sua busca, você pode usar filtros como o filtro "Tipo de Frete de Despacho" por exemplo .
Depois de selecionar os pedidos desejados, você deve clicar em "Selecione uma ação em Massa" e escolher a opção "Vincular a Remessa", selecionar a Remessa que criou e clique em "Executar".
Apenas selecione pedidos que já possuem NF vinculado.
Como fazer o gerenciamento da remessa?
Colocar pedidos em transporte, enviar XML para a transportadora, fechar remessas e afins.
1. No seu painel administrativo, busque pelo menu "Remessas de Postagens".
Na listagem das remessas, edite a remessa desejada clicando no nome dela ou em "..." opção "Editar".
3. Código de Rastreio
- Correios: Selecione os pedidos, clique em Ação em Massa e selecione a opção "Vincular Código de Rastreio";
- Melhor Envio: O código de rastreio irá gerar no pedido automaticamente, após a compra das etiquetas na Melhor Envio;
- Transportadora: O código de rastreio gera automaticamente sem precisar de alguma ação;
4- Para fechar a remessa:
- Você deve clicar em "Fechar Remessa" caso esteja usando uma integração;
- "Enviar XML por E-mail" caso esteja usando um contato de notificação e depois clicar em "Fechar Remessa".
5. Após isso, você deve despachar todos os pedidos que estão nessa remessa juntos.
Quando a transportadora coletar os pedidos, você deve atualiza-los como "Em transporte".
Para colocar os pedidos em transporte, você deve selecionar os pedidos desejados, ir nas ações em massa e selecionar a opção "Alterar Situação para em: Transporte" e clicar em "Executar"
Outros procedimentos
Caso deseje gerar etiquetas de transporte, DANFE simplificada (só pode ser usado para o varejo, por lei) e afins, basta selecionar os pedidos desejados e ir nas ações em massa, nela basta clicar na opção desejada e executar o comando!
Pronto! Agora você sabe o básico sobre as remessas de postagens!