As Melhores Práticas de Especificação dos Dados do Produto para o Merchant Center
O Google Merchant Center é uma plataforma que permite que os comerciantes carreguem informações sobre seus produtos para exibição nos resultados de pesquisa do Google. Para garantir uma apresentação precisa e eficaz dos produtos, é essencial seguir as melhores práticas de especificação dos dados do produto.
A seguir, apresentamos uma lista de tópicos importantes a serem considerados ao especificar os dados do produto para o Merchant Center.
Estruturação adequada dos dados:
- Use um formato padronizado, como XML, CSV ou TSV, para enviar os dados do produto.
- Organize os dados em campos estruturados, como ID do produto, título, descrição, preço, categoria, imagem, disponibilidade, entre outros.
- Certifique-se de que todos os campos necessários sejam preenchidos corretamente.
Dados básicos do produto
As informações do produto enviadas com estes atributos são a base para criar listagens gratuitas e anúncios bem-sucedidos para seus produtos. Confira se todos os dados enviados têm a qualidade adequada para serem exibidos aos clientes.
1- SKU do produto (código) Obrigatório
Identificador exclusivo do seu produto
Exemplo
A2B4
- Use um valor exclusivo para cada produto.
- Use a SKU do produto quando possível.
- Mantenha o mesmo ID ao atualizar seus dados.
- Use apenas caracteres Unicode válidos.
- Use o mesmo ID para o mesmo produto em todos os países ou idiomas.
2- Título Obrigatório
Nome do seu produto
Exemplo
Camisa polo piquê masculina
- Descreva seu produto com precisão e vincule com o título da sua página de destino.
- Não inclua texto promocional, como "frete grátis", letras maiúsculas na mensagem toda ou caracteres especiais.
Para variantes:
- Inclua diferenciais dos recursos, como cor ou tamanho.
- Exemplo: Camisa polo piquê branco masculina
3- Descrição Obrigatório
Descrição do seu produto
Exemplo
100% feita com algodão orgânico, esta camisa polo masculina clássica vermelha tem um ajuste slim e logotipo da marca bordado no lado esquerdo do peito. Lavagem a frio na máquina. Produto importado.
- Descreva seu produto com precisão e vincule-o à descrição da sua página de destino.
- Não inclua texto promocional, como "frete grátis", letras maiúsculas na mensagem toda ou caracteres especiais.
- Inclua apenas informações sobre o produto. Não inclua links para sua loja, informações de vendas, detalhes sobre os concorrentes, outros produtos ou acessórios.
- Use a formatação (por exemplo, quebras de linha, listas ou itálicos) para formatar sua descrição.
4. Imagens Obrigatório
Imagem principal do seu produto
Para a imagem:
- Mostre com precisão o produto.
- Não inclua texto promocional, marcas d'água ou bordas.
- Não envie um marcador ou uma imagem genérica.
5- Preço Obrigatório
O preço do produto
Exemplo
15,00 BRL
6- Categoria Google do produto Opcional
Categoria do produto definida pelo Google para seu produto
Exemplo
Vestuário e Acessórios > Roupas > Casacos > Casacos e jaquetas
- Inclua apenas uma categoria.
- Inclua a categoria mais relevante.
- Inclua o caminho completo da categoria ou o código da categoria numérica, mas não ambos. É recomendável usar o código da categoria.
- Inclua uma categoria específica para determinados produtos.
- As bebidas alcoólicas precisam ser enviadas apenas para algumas categorias.
- Os dispositivos móveis vendidos com contrato precisam ser enviados como: Eletrônicos > Comunicações > Telefonia > Smartphones (ID: 267)
- Para tablets: Eletrônicos > Computadores > Tablets (ID: 4745)
- Vales-presente precisam ser enviados como Artes e entretenimento > Festas e comemorações > Dar presentes > Vale-presentes e certificados (ID: 53)
Dica: com a plataforma Uoou Solutions, você consegue definir a categoria Google Shopping para o produto.
7- Marca Obrigatório
Nome da marca do seu produto
Exemplo
- Forneça o nome da marca do produto geralmente reconhecida pelos consumidores.
- Fornecer a marca correta para um produto garante a melhor experiência do usuário e resulta no melhor desempenho.
- Apenas forneça o nome da sua própria marca como a marca se você fabrica o produto ou se ele se enquadra em uma categoria de marca genérica.
- Por exemplo, é possível enviar o nome da sua marca como a marca caso você venda produtos de marca própria ou jóias personalizadas.
- Para produtos que realmente não tenham uma marca (por exemplo, um vestido vintage sem etiqueta, acessórios eletrônicos genéricos etc.), deixe esse campo em branco.
- Não envie valores como "N/A", "Genérico", "Sem marca" ou "Não existe".
- Para produtos compatíveis:
- Envie o GTIN e a marca do fabricante que .realmente produziu o produto compatível.
- Não forneça a marca do fabricante de equipamento original (OEM, na sigla em inglês) para indicar que o produto é compatível ou uma réplica do item da marca do OEM.
Dica: Com a plataforma Uoou Solutions, você consegue configurar o nome da Marca como padrão nos produtos para integração com o Google Shopping.
8- GTIN Obrigatório para todos os produtos com um GTIN conhecido para ativar o desempenho total da oferta
Número global de item comercial (GTIN, na sigla em inglês) do seu produto
Exemplo
3234567890126
- Utilize identificadores exclusivos, como o GTIN (Número Global do Item Comercial), quando disponíveis.
- Garanta que os identificadores exclusivos sejam corretos e correspondam aos produtos anunciados.
9- MPN Obrigatório somente se o novo produto não tiver um GTIN atribuído pelo fabricante.
Número de peça do fabricante (MPN) do seu produto.
Exemplo
GO12345OOGLE
- Envie apenas MPNs atribuídos por um fabricante.
- Use o MPN mais específico possível.
- Por exemplo, cores diferentes de um mesmo produto devem ter MPNs diferentes.
- Fornecer o MPN correto para um produto (quando necessário) garante a melhor experiência do usuário e resulta no melhor desempenho.
- Forneça um MPN somente se tiver certeza de que ele está correto. Em caso de dúvida, não forneça esse atributo (por exemplo, não adivinhe nem componha um valor).
- Se você enviar um produto com um valor de MPN incorreto, seu produto será reprovado.
Atributos do produto
1- Cores Obrigatório para todos os produtos de vestuário segmentados para Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, bem como para todos os produtos disponíveis em cores diferentes.
Obrigatório para listagens gratuitas de todos os produtos de Vestuário e acessórios (ID: 166)
As cores do seu produto
Exemplo
Preto
- Não faça referências ao produto ou à imagem, como "veja a imagem".
- Não combine vários nomes de cores em uma palavra, como "VermelhoRosaAzul". Em vez disso, separe todos com uma barra, /, como "Vermelho/Rosa/Azul". Não use um valor que não seja uma cor, como "multicolorido", "várias", "variedade", "masculino", "feminino" ou "N/A"
- Se o produto tiver várias cores, liste primeiro a cor principal
- Para variantes, faça o seguinte:
- Inclua o mesmo valor para o código do grupo de itens e valores diferentes para a cor.
Dica: Se o seu produto não possui cor como variante, você pode cadastrar como Atributo.
Abaixo, imagem de exemplo:
2- Material Obrigatório se for relevante para distinguir produtos diferentes em um conjunto de variantes
Tecido ou material do seu produto
Exemplo
Couro
- Para indicar vários materiais para um só produto (e não variantes), informe um material principal e até dois materiais secundários, separados por /.
- Por exemplo, em vez de "AlgodãoPoliésterElastano", use "algodão/poliéster/elastano".
- Para variantes, faça o seguinte:
- Inclua o mesmo valor para o atributo de código do grupo de itens [item_group_id] e valores diferentes para o atributo de material.
3- Estampa Obrigatório se for relevante para distinguir produtos diferentes em um conjunto de variantes.
A estampa ou impressão gráfica do seu produto.
Exemplo
Listrado
Bolinha
Floral
- Para variantes, faça o seguinte:
- Inclua o mesmo valor para o atributo de código do grupo de itens e valores diferentes para o atributo estampa
Seguir essas melhores práticas ao especificar os dados do produto para o Merchant Center ajudará a garantir uma apresentação precisa e eficaz dos seus produtos nos resultados de pesquisa do Google. Lembre-se de revisar regularmente as diretrizes do Merchant Center, pois elas podem ser atualizadas com o tempo para fornecer uma experiência cada vez melhor para os comerciantes e usuários.
Saiba mais em Especificação dos dados do produto