Nós usamos cookies em nosso site para melhorar sua experiência e armazenar estatísticas de navegação.

As Melhores Práticas de Especificação dos Dados do Produto para o Merchant Center

O Google Merchant Center é uma plataforma que permite que os comerciantes carreguem informações sobre seus produtos para exibição nos resultados de pesquisa do Google. Para garantir uma apresentação precisa e eficaz dos produtos, é essencial seguir as melhores práticas de especificação dos dados do produto. 


A seguir, apresentamos uma lista de tópicos importantes a serem considerados ao especificar os dados do produto para o Merchant Center.

Estruturação adequada dos dados:

  1. Use um formato padronizado, como XML, CSV ou TSV, para enviar os dados do produto.
  2. Organize os dados em campos estruturados, como ID do produto, título, descrição, preço, categoria, imagem, disponibilidade, entre outros.
  3. Certifique-se de que todos os campos necessários sejam preenchidos corretamente.

Dados básicos do produto
As informações do produto enviadas com estes atributos são a base para criar listagens gratuitas e anúncios bem-sucedidos para seus produtos. Confira se todos os dados enviados têm a qualidade adequada para serem exibidos aos clientes.


1- SKU do produto (códigoImagem Obrigatório

Identificador exclusivo do seu produto


Exemplo

A2B4


  • Use um valor exclusivo para cada produto.
  • Use a SKU do produto quando possível.
  • Mantenha o mesmo ID ao atualizar seus dados.
  • Use apenas caracteres Unicode válidos.
  • Use o mesmo ID para o mesmo produto em todos os países ou idiomas.


Imagem


2- Título ImagemObrigatório

Nome do seu produto


Exemplo

Camisa polo piquê masculina


  • Descreva seu produto com precisão e vincule com o título da sua página de destino.
  • Não inclua texto promocional, como "frete grátis", letras maiúsculas na mensagem toda ou caracteres especiais.


Para variantes:

  • Inclua diferenciais dos recursos, como cor ou tamanho.
  • Exemplo: Camisa polo piquê branco masculina



Imagem


3- Descrição ImagemObrigatório

Descrição do seu produto


Exemplo

100% feita com algodão orgânico, esta camisa polo masculina clássica vermelha tem um ajuste slim e logotipo da marca bordado no lado esquerdo do peito. Lavagem a frio na máquina. Produto importado.


  • Descreva seu produto com precisão e vincule-o à descrição da sua página de destino.
  • Não inclua texto promocional, como "frete grátis", letras maiúsculas na mensagem toda ou caracteres especiais.
  • Inclua apenas informações sobre o produto. Não inclua links para sua loja, informações de vendas, detalhes sobre os concorrentes, outros produtos ou acessórios.
  • Use a formatação (por exemplo, quebras de linha, listas ou itálicos) para formatar sua descrição.


Imagem

Imagem


4. Imagens ImagemObrigatório

Imagem principal do seu produto



Para a imagem:

  • Mostre com precisão o produto.
  • Não inclua texto promocional, marcas d'água ou bordas.
  • Não envie um marcador ou uma imagem genérica.


Imagem


5- Preço ImagemObrigatório

O preço do produto


Exemplo

15,00 BRL


Imagem


6- Categoria Google do produto ImagemOpcional

Categoria do produto definida pelo Google para seu produto


Exemplo

Vestuário e Acessórios > Roupas > Casacos > Casacos e jaquetas


  • Inclua apenas uma categoria.
  • Inclua a categoria mais relevante.
  • Inclua o caminho completo da categoria ou o código da categoria numérica, mas não ambos. É recomendável usar o código da categoria.
  • Inclua uma categoria específica para determinados produtos.
  • As bebidas alcoólicas precisam ser enviadas apenas para algumas categorias.
  • Os dispositivos móveis vendidos com contrato precisam ser enviados como: Eletrônicos > Comunicações > Telefonia > Smartphones (ID: 267)
  • Para tablets: Eletrônicos > Computadores > Tablets (ID: 4745)
  • Vales-presente precisam ser enviados como Artes e entretenimento > Festas e comemorações > Dar presentes > Vale-presentes e certificados (ID: 53)


Dica: com a plataforma Uoou Solutions, você consegue definir a categoria Google Shopping para o produto.


Imagem


7- Marca ImagemObrigatório

Nome da marca do seu produto


Exemplo

Google


  • Forneça o nome da marca do produto geralmente reconhecida pelos consumidores.
  • Fornecer a marca correta para um produto garante a melhor experiência do usuário e resulta no melhor desempenho.
  • Apenas forneça o nome da sua própria marca como a marca se você fabrica o produto ou se ele se enquadra em uma categoria de marca genérica.
    • Por exemplo, é possível enviar o nome da sua marca como a marca caso você venda produtos de marca própria ou jóias personalizadas.
  • Para produtos que realmente não tenham uma marca (por exemplo, um vestido vintage sem etiqueta, acessórios eletrônicos genéricos etc.), deixe esse campo em branco.
  • Não envie valores como "N/A", "Genérico", "Sem marca" ou "Não existe".
  • Para produtos compatíveis:
  • Envie o GTIN e a marca do fabricante que .realmente produziu o produto compatível.
  • Não forneça a marca do fabricante de equipamento original (OEM, na sigla em inglês) para indicar que o produto é compatível ou uma réplica do item da marca do OEM.


Dica: Com a plataforma Uoou Solutions, você consegue configurar o nome da Marca como padrão nos produtos para integração com o Google Shopping.


Imagem


8- GTIN ImagemObrigatório para todos os produtos com um GTIN conhecido para ativar o desempenho total da oferta

Número global de item comercial (GTIN, na sigla em inglês) do seu produto


Exemplo

3234567890126


  • Utilize identificadores exclusivos, como o GTIN (Número Global do Item Comercial), quando disponíveis.
  • Garanta que os identificadores exclusivos sejam corretos e correspondam aos produtos anunciados.


Imagem


9- MPN ImagemObrigatório somente se o novo produto não tiver um GTIN atribuído pelo fabricante.

Número de peça do fabricante (MPN) do seu produto.


Exemplo

GO12345OOGLE


  • Envie apenas MPNs atribuídos por um fabricante.
  • Use o MPN mais específico possível.
  • Por exemplo, cores diferentes de um mesmo produto devem ter MPNs diferentes.
  • Fornecer o MPN correto para um produto (quando necessário) garante a melhor experiência do usuário e resulta no melhor desempenho.
  • Forneça um MPN somente se tiver certeza de que ele está correto. Em caso de dúvida, não forneça esse atributo (por exemplo, não adivinhe nem componha um valor).
  • Se você enviar um produto com um valor de MPN incorreto, seu produto será reprovado.


Imagem

Atributos do produto

1- Cores ImagemObrigatório para todos os produtos de vestuário segmentados para Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, bem como para todos os produtos disponíveis em cores diferentes.

Obrigatório para listagens gratuitas de todos os produtos de Vestuário e acessórios (ID: 166)

As cores do seu produto


Exemplo

Preto


  • Não faça referências ao produto ou à imagem, como "veja a imagem".
  • Não combine vários nomes de cores em uma palavra, como "VermelhoRosaAzul". Em vez disso, separe todos com uma barra, /, como "Vermelho/Rosa/Azul". Não use um valor que não seja uma cor, como "multicolorido", "várias", "variedade", "masculino", "feminino" ou "N/A"
  • Se o produto tiver várias cores, liste primeiro a cor principal
  • Para variantes, faça o seguinte:
  • Inclua o mesmo valor para o código do grupo de itens e valores diferentes para a cor.


Imagem


Dica: Se o seu produto não possui cor como variante, você pode cadastrar como Atributo. 

Abaixo, imagem de exemplo:


Imagem


2- Material ImagemObrigatório se for relevante para distinguir produtos diferentes em um conjunto de variantes

Tecido ou material do seu produto


Exemplo

Couro


  • Para indicar vários materiais para um só produto (e não variantes), informe um material principal e até dois materiais secundários, separados por /.
  • Por exemplo, em vez de "AlgodãoPoliésterElastano", use "algodão/poliéster/elastano".
  • Para variantes, faça o seguinte:
  • Inclua o mesmo valor para o atributo de código do grupo de itens [item_group_id] e valores diferentes para o atributo de material.


Imagem


3- Estampa ImagemObrigatório se for relevante para distinguir produtos diferentes em um conjunto de variantes.

A estampa ou impressão gráfica do seu produto.


Exemplo

Listrado

Bolinha

Floral


  • Para variantes, faça o seguinte:
  • Inclua o mesmo valor para o atributo de código do grupo de itens e valores diferentes para o atributo estampa


Seguir essas melhores práticas ao especificar os dados do produto para o Merchant Center ajudará a garantir uma apresentação precisa e eficaz dos seus produtos nos resultados de pesquisa do Google. Lembre-se de revisar regularmente as diretrizes do Merchant Center, pois elas podem ser atualizadas com o tempo para fornecer uma experiência cada vez melhor para os comerciantes e usuários.


Saiba mais em Especificação dos dados do produto


Ainda está com dúvidas?

Temos uma equipe de suporte disponível para lhe ajudar a esclarecer suas dúvidas.
+55 47 3066-1717    +55 47 3066-1717 suporte@uoou.com.br

  • Equipe 1
  • Equipe 2
  • Equipe 3
  • Equipe 4
  • Equipe 5

Entre em contato

Possui alguma dúvida que está além da base de conhecimento? Abra um chamado.