Nós usamos cookies em nosso site para melhorar sua experiência e armazenar estatísticas de navegação.

Google Shopping / Google Merchant Center - Como criar uma conta?

O Google Merchant Center ou Google Shopping é uma ferramenta que ajuda você a enviar os dados da sua loja e dos seus produtos para o Google, além de disponibilizá-los no Google Shopping e em outros dos nossos serviços. Saiba mais sobre como começar no Google Merchant Center.


Após seus produtos estarem configurados, eles aparecerão nesse lista de produtos da pesquisa do Google:

Imagem

Antes de começar é importante saber:

- O Google Merchant Center é um serviço pago para anunciar, então se quiser que seus produtos apareçam no Google Merchant Center, será necessário anunciar (pagar) os produtos desejados.

- Dependendo do tipo de produto da sua loja virtual será necessário configurar em cada produto atributos exibidos pelo Google, mas iremos analisar isso depois de enviarmos os produtos para o Google e verificar se ele solicita alguma informação.

Quais informações de produtos preciso enviar para o Google Shopping?

ImagemDependendo da categoria do seu produto será necessário enviar certas informações para o Google, por exemplo, é necessário informar o "Gênero" e a "Faixa Etária" para determinadas categorias de "Vestuário e acessórios". Para saber exatamente quais campos devem ser enviados acesse o link: Google Shopping - Especificação de feed de produtos.
Você pode configurar também a atualização de inventário do Google, para saber mais acesso o link Google Shopping - Enviar feeds de Atualização de Inventário de Produtos On-line

Informações automaticamente enviadas: A loja virtual automaticamente enviará o título, SKU, descrição, preço, preço promocional, links das imagens e disponibilidade do estoque. Porém, outros atributos tais como Marca, GTIN, MPN, Cor, Tamanho, Categoria do Produto no Google Shopping, etc. precisarão ser cadastrados manualmente.
Informações adicionais cadastradas no produto: A loja virtual buscará estas informações nas Categorias do Produto (Ex.: Marca, etc.), Atributos do Produto (Gênero, GTIN, MPN, etc.) e Opções do Produto (Cor, Tamanho, etc.), varrendo todos estes locais para tentar encontrar as informações necessárias.
Informações padrões (pré-definidas): Para facilitar esse trabalho você pode definir algumas informações padrões no produto nesta página, tais como Categoria, Faixa Etária, Gênero, dentre outras, isso poderá facilitar o seu trabalho ao invés de ter que cadastrar manualmente em cada produto (se elas servirem para todos ou para a maioria dos seus produtos).
O que não é enviado para o Google Shopping? Algumas informações não são enviadas para o Google Shopping e são elas: pontos_de_fidelidade, parcelas, tipo_de_produto, classe_eficiência_energética, informações de frete, de impostos e do Google Adwords, caso precise que alguma dessas informações seja enviada, por favor, entre em contato com o nosso suporte.

Passo a passo para criar uma conta no Google Merchant Center

Crie uma conta no Google Merchant Center

  1. Criar uma conta no Google Merchant Center - Link: https://www.google.com/retail/solutions/merchant-center
    Para isso clique no botão "Inscrever-se" abaixo ou faça login caso já tenha um login no Google
    Imagem

  2. Na tela que será exibida após fazer o login ou cadastrar-se no Google, deve-se preencher as informações da sua loja virtual e clicar em "Continuar"
    Imagem
  3. Aceite os termos e condições:
    Imagem
  4. Utilize um dos passos abaixo para informar ao Google que você é o dono do site.

    Por questões de facilidade, vamos utilizar a opção "Tag HTML" para este tutorial, mas se você tiver familiaridade com as outras opções, fique à vontade para utilizar.
    Imagem

  5. Clique em "Tag HTML" e copie o código que começa com "<meta name="google-site-verification" ..."
    Imagem
  6. Agora acesse o Painel Administrativo da sua loja virtual e vá no menu "Configurações Gerais", depois clique na aba "Códigos Scripts" e no campo "Códigos de rastreamento (dentro do <head>)":
    Imagem
  7. Clique no botão "Salvar modificações" no Painel Administrativo para que as alterações sejam realmente salvar.

  8. Agora volte para a tela do Google Merchant Center e clique no botão "Verificar URL" e deverá aparecer uma mensagem de sucesso conforme segue abaixo:
    Imagem
  9. Pronto! Agora basta clicar no botão "Concluir"

  10. Deverá aparecer uma página parecida com a abaixo:
    Imagem

Resolução de problemas

Caso você tenha pulado alguma etapa dos passos anteriores ou fechado o Google Merchant Center e aberto novamente sem verificar a propriedade do site, deverá aparecer uma mensagem similar a abaixo:Imagem


Nesse caso deve-se clicar em "Corrigir" e seguir os passos de verificação de propriedade do site mostrados no tutorial acima.


Ainda está com dúvidas?

Temos uma equipe de suporte disponível para lhe ajudar a esclarecer suas dúvidas.
+55 47 3066-1717    +55 47 3066-1717 suporte@uoou.com.br

  • Equipe 1
  • Equipe 2
  • Equipe 3
  • Equipe 4
  • Equipe 5

Entre em contato

Possui alguma dúvida que está além da base de conhecimento? Abra um chamado.