TikTok - Eventos de Conversão e Correspondência Avançada
Neste artigo detalhamos de maneira técnica quais eventos de conversão são enviados para o Gerenciador de Eventos do TikTok através do Pixel do TikTok.
Este é um tutorial técnico direcionado a agências de marketing ou usuários avançados que desejam entender quais eventos a plataforma da Uoou Solutions envia para o TikTok e que serão exibidos no Gerenciador de Eventos do TikTok.
Senão souber o que é o Pixel do TikTok então recomendamos que leia antes de começar:
- O que é o Pixel do TikTok e como funciona?
Pré-requisitos
- Ter o Pixel do TikTok criado e configurado em sua loja virtual
Tabela de Eventos de Conversão enviados
Nome do Evento | Quando é enviado? | Descrição |
---|---|---|
Page View | - Em todas as páginas do site | Esse evento é disparado em todas as páginas do site, permitindo ao TikTok rastrear todas as páginas o visitante acessou. |
Search | - Quando o visitante clica no botão de buscar | É enviado para o termo pesquisado para o TikTok. |
Add To Wishlist | - Quando o visitante clicar no botão de adicionar produto a lista de desejos / favoritos | É enviado para o TikTok a ação de que o visitante adicionou um produto a lista de desejos / favoritos. Não é enviado a informação de qual produto está associado ao evento. |
View Content | - Na página do produto - Na página do carrinho de compras | Página do Produto: Quando um visitante acessa a página do produto são disparados informações adicionais para permitir a associação do produto ao Catálogo de Produtos do TikTok e eventos que permitam entender qual produto foi acesso. Página do Carrinho: Quando um visitante acessa a página do carrinho são disparados informações adicionais para permitir a associação do produto ao Catálogo de Produtos do TikTok e eventos que permitam entender quais produtos estão no carrinho do cliente. |
Add To Cart | - Quando o visitante coloca itens no carrinho | Quando um visitante adiciona um produto ao carrinho é enviado o produto acessado, seu valor, etc. |
Initiate Checkout | - Quando o visitante clica no botão "Finalizar Compra" no Carrinho de Compras. | É enviado para o TikTok a ação de que o visitante iniciou a finalização da compra. Não são enviados os produtos associados ao checkout. |
Add Payment Info | - Quando o visitante acessar a página de Pagamento do Checkout | É enviado para o TikTok todos os produtos e informações do pedido. |
Complete Payment | - Quando o cliente visualiza a tela de sucesso da finalização da compra | São enviadas todas as informações solicitadas pelo TikTok para análise de conversões da maneira mais completa possível. |
Links útil:
- Mensurar conversões com o Pixel do TikTok;
Vídeo Explicando Detalhadamente os eventos enviados ao Pixel do TikTok
No vídeo abaixo mostramos em detalhes os principais eventos enviados ao Pixel do TikTok na integração com a plataforma da Uoou Solutions.
Assim você conseguirá saber todo o potencial de informações e também receber dicas de como usar nossa integração para potencializar seus anúncios no TikTok.
Eventos explicados no Vídeo: Page View, View Content, Add To Cart, Initiate Checkout, Add Payment Info e Complete Payment.
Correspondência Avançada Manual
Envio dos dados quando o cliente está logado para ajudar o TikTok na identificação do cliente.
Além do envio dos eventos de conversão acima descritos, quando um cliente está logado na plataforma de e-commerce, enviamos o E-mail (email) do cliente e o Telefone (phone_number) via hash para o TikTok poder utilizar os recursos de correspondência avançada.
Link útil para entender sobre a correspondência avançada manual:
https://ads.tiktok.com/help/article?aid=10007891
Dicas:
- Com a correspondência avançada manual, garantimos a plataforma de e-commerce envia a informação extremamente precisa de qual é o cliente logado (e-mail e número de telefone em forma de hash) para que o TikTok possa tentar identificar esse visitante;
- É recomendado pelo TikTok ativar também o recurso de Correspondência Avançada Automática, tendo assim uma redundância para ajudar na identificação do cliente logado.
Validando que a Correspondência Avançada está sendo corretamente enviada através do TikTok Pixel Helper
Validando envio dos eventos de conversão
Usando o TikTok Pixel Helper podemos validar que os eventos estão sendo disparados:
(Desative qualquer bloqueador de anúncios para que o TikTok Pixel Helper possa funcionar corretamente)
Evento de Page View em uma página normal:
Sobre a mensagem em amarelo que o Pixel demorou muito para carregar (The pixel took too long to load....) isso é devido as otimizações configuradas no momento do cadastro da integração com o TikTok, nesse formulário é possível configurar a posição do script na página e também a prioridade de carregamento do script:
As configurações abaixo são realizadas para otimizar a nota do Google Page Speed, porém, pode ser alteradas na integração com o TikTok, fazendo desaparecer essa mensagem em amarelo.
Evento ViewContent em uma Página de Produto:
São enviados os parâmetros para associação com o Catálogo de Produtos do TikTok e otimizar assim os anúncios dinâmicos.
Evento de Complete Payment
Quando o cliente finaliza a compra são enviadas as informações do pedido, valor, quantidade, moeda além de todos os produtos do carrinho.