Correios SIGEP: Como configurar e utilizar
O SIGEP é o Gerenciador de postagens dos correios. Através dele você consegue criar etiquetas, gerar códigos de rastreio e gerenciar listas de postagens (PLP) de maneira prática.
Confira abaixo então como utilizar este recurso.
Pré-requisitos
Para que você possa utilizar o SIGEP, é necessário que possua contrato com os Correios.
Configurando o SIGEP na loja virtual
Caso nossa equipe ainda não tenha configurado o SIGEP para você em sua loja virtual, basta seguir os passos abaixo para configurá-lo:
1- No painel administrativo, acesse "Integrações"
2- Procure pelo SIGEP e clique em "Adicionar"
3- Agora é necessário que você preencha as informações solicitadas, a maioria delas você conseguirá com o próprio Correios em seu contrato
Explicação de cada campo (Dados de acesso):
Canais: Canal da sua loja virtual
Usuário: Seu login no site https://portalpostal.com.br/
Senha: Sua senha no site https://portalpostal.com.br/
Cód. Administrativo: Código disponibilizado nos correios, normalmente composto somente por números, Exemplo: 17702008
Número do contrato: Número do seu contrato com os correios, normalmente composto somente por números, Exemplo: 17702008
CNPJ da empresa: CNPJ da sua empresa idêntico ao que está no contrato com os Correios.
Cartão de Postagem: Número do cartão de postagem disponibilizado pelos correios, procure essa informação em seu cartão de postagem.
Ambiente: Deixe como "em produção"
Explicação de cada campo (Exibição da etiqueta):
Nome da empresa: Nome da sua empresa que será exibido na etiqueta
Logotipo: Logo da sua empresa que será exibida na etiqueta
Explicação de cada campo (Endereço do remetente):
CEP: Cep de onde serão enviados os produtos
Estado: Estado do Cep correspondente
Cidade: Cidade do Cep correspondente
Bairro: Bairro do Cep correspondente
Rua: Rua do Cep correspondente
Número: Número do estabelecimento de onde serão enviados os produtos
Complemento: Empresa, Depósito, etc
Explicação de cada campo (Configurações do frete):
Tipos de frete: Coloque todos os fretes dos correios em que deseja utilizar o SIGEP
Embalagens: Ao clicar em “Adicionar” você pode cadastrar as dimensões de uma embalagem padrão para seus produtos
4- Após preencher todas as informações solicitadas corretamente, clique em "Criar" e pronto, seu SIGEP estará pronto para utilização.
Como utilizar o SIGEP
Após já possuir o SIGEP configurado, você já conseguirá utilizá-lo em seu dia à dia. Confira os passos abaixo para saber como proceder:
1- Acesse a parte de "Fretes" no painel administrativo e confira a opção "Gerenciar remessas"
2- Esta é a área onde você conseguirá visualizar todas as suas remessas, para criar uma remessa, basta clicar em "Criar remessa"
3- Agora que você já possui uma remessa criada, você deve acessar novamente a página de "Fretes" e vincular pedidos a sua remessa
4- Feito isso, você deve acessar a remessa vinculada a estes produtos e vincular um código de rastreio. Assim seu cliente conseguirá rastrear a localização do pedido no site dos correios
5- Você também deve cadastrar uma nota fiscal a estes pedidos vinculados a remessa, para fazer isto acesse a página de "Pedidos" no painel administrativo, vá nos pedidos e nas opções, selecione "Notas fiscais", feito isso basta adicionar a nota
6- Depois de realizar os passos anteriores, você conseguirá imprimir suas etiquetas, para imprimi-las basta acessar novamente a remessa e nas ações em massa selecionar a opção "imprimir etiquetas"
7- Depois que já estiver tudo pronto para o envio, você pode fechar a remessa, assim os correios irão buscar os pedidos para enviá-los
8- Após fechar a remessa, indicamos esperar 1 dia para mudar o status destes pedidos para "em transporte" devido ao tempo que os correios precisa para encaminhar os pedidos.
Caso reste alguma dúvida, por gentileza entre em contato com a equipe de suporte através dos contatos abaixo:
E-mail: suporte@uoou.com.br
Telefone: (47) 3066-1717
WhatsApp: (47) 3066-1717