Como cadastrar um crédito
Para cadastrar um Crédito na plataforma de e-commerce da Uoou Solutions, deve-se seguir os passos abaixo:
1- Acessar o Painel Administrativo da sua loja virtual
2- Ir no menu "Créditos"
3- No canto superior direito clicar em "Criar Crédito"
4- Preencha o formulário para cadastrar o novo crédito
Passo 1- Qual será o valor do crédito?
Valor: Preencha com o valor que o cliente poderá utilizar para este no pedido.
Passo 2- Quem receberá o crédito?
Canal: Selecione para qual canal deseja que seja aplicado o crédito. O cliente precisa estar nesse canal para conseguir visualizar e aplicar o crédito.
CPF/CNPJ/E-mail do cliente: (mais informações no final do tutorial)
É possível identificar clientes por CPF, CNPJ ou e-mail, e o crédito pode ser compartilhado por vários clientes se múltiplos identificadores forem inseridos. Recomenda-se o uso dessa regra para conceder descontos em trocas, programas de associados ou para clientes individuais.
Para identificar clientes, pode-se usar dados de clientes já cadastrados ou futuros, e o cliente precisa estar logado para que a promoção seja aplicada. As informações podem ser separadas por vírgula ou espaço, com um limite de 250 caracteres. O CPF/CNPJ pode ser formatado ou não, e os e-mails são verificados de forma case-insensitive (ignoram maiúsculas e minúsculas).
Passo 3- Quais as configurações do crédito?
Ativo? Informe se este crédito está ativo para utilização.
Reutilizável? Este crédito pode ser utilizado até consumir todo o saldo disponível. Atualmente todos os créditos são reutilizáveis.
Data de Expiração: Data máxima em que o crédito poderá ser utilizado. Deixe vazio para que este crédito nunca expire.
Pedido mínimo: Informe neste campo qual é o valor mínimo do pedido para que este crédito possa ser aplicado. Será considerado para a soma do valor dos produtos - valor de promoções (cupons, promoções automáticas, etc.).
Passo 4- Pedido de origem (opcional)
Pedido: Digite o número do pedido que originou esse crédito. Exemplo: se for um crédito de troca, é possível saber qual pedido que originou a troca.
Passo 5- Descreva o motivo da criação do crédito (opcional)
Tipo: Escolha qual tipo de crédito que será gerado, esse tipo será apresentado para o cliente ao ver a listagem de créditos. É possível escolher opções como: Crédito (Genérico), Crédito (Troca/Devolução), Crédito (Extravio), Vale Presente, Cashback, etc.
Descrição: Campo interno, não é exibido para o cliente. Descreva neste campo a finalidade deste crédito, essa informação ficará disponível no extrato de utilização do crédito.
Exemplo de tela de cadastro de crédito:
5- Depois clique em "Criar" e pronto!
Agora o crédito já estará disponível para utilização e o cliente poderá ver o crédito em Minha Conta > Meus Créditos.
Sobre o campo "CPF/CNPJ/E-mail do cliente" - Explicação detalhada
O cliente não precisa estar cadastrado ainda, então é possível cadastrar o crédito para um cliente que ainda vai se cadastrar.
Este campo permite aplicar o crédito para um cliente específico.
Se você colocar vários CPFs/CNPJs/E-mails então o consumo do crédito poderá ser feito por vários clientes diferentes (todos consumindo o mesmo Valor de crédito).
Dicas de utilização:
- Utilizar para conceder descontos para clientes em situações de troca.
- Utilizar em programas de associados ou sócios para conceder descontos e brindes.
- Conceder desconto para um cliente específico.
Exemplo de uso para um cliente colocando o CPF e E-mail do cliente, assim se o cliente estiver logado ou se cadastrar com uma dessas informações, irá ganhar o crédito:
Como funciona para identificar os clientes?
- Pode-se utilizar as informações de CPF, CNPJ ou E-mail para identificar os clientes. Você pode inclusive colocar informações do mesmo cliente, exemplo: CPF e E-mail do mesmo cliente.
- Pode-se colocar dados de CPF, CNPJ ou E-mail de clientes que já estão cadastrados na loja virtual ou de clientes que ainda vão se cadastrar.
- O cliente precisará estar logado no carrinho de compras para que seja possível identificá-lo e aplicar a promoção.
Forma correta de inserir as informações?
- Pode-se separar as informações por vírgula (,) ou então através através de espaço " "
Exemplo com vários dados: 805.292.460-07, email@gmail.com, 527.560.650-80
Exemplo com um único cliente: 805.292.460-07
CPF ou CNPJ - Regras: Pode-se colocar o CPF ou CNPJ formatado: 805.292.460-07 ou então colocar somente números: 80529246007
E-mail - Regras: deve-se colocar o e-mail correto do cliente: email@gmail.com e a verificação funcionará ignorando letras maiúsculas e minúsculas, então se o e-mail do cliente for: EMAIL@GMAIL.COM ou Email@Gmail.com e você tiver cadastrado email@gmail.com neste campo, funcionará corretamente a verificação do cliente.
Limite máximo de registros:
- Limitação até 250 caracteres.