Como vincular links de rastreio para minhas transportadoras da Frenet?
Neste artigo, você aprenderá como utilizar links de rastreio válidos para os pedidos de cada uma de suas transportadoras habilitadas na Frenet.
Como é de conhecimento geral, a Frenet é um gateway de fretes que fornece cotação para inúmeras transportadoras. No entanto, quando se trata de links de rastreio, o recurso é oferecido apenas para Correios, Jadlog e Loggi, pois é necessário adquirir etiquetas para essas transportadoras e, assim, habilitá-los.
Com essa limitação, caso você queira utilizar outras transportadoras sem deixar de oferecer o rastreamento dos pedidos para seus clientes, a Uoou Solutions implementou uma solução para contornar esse problema. Para isso, você deverá criar um tipo de frete genérico, que será utilizado para alterar automaticamente o tipo de frete despachado do pedido logo após sua finalização.
Importante: Antes de iniciar, os links de rastreio para cada uma das transportadoras deverão ser previamente conhecidos, pois serão utilizados em um tipo de frete genérico cadastrado, que irá alterar o tipo de frete despachado dos pedidos.
Passo a passo
Primeiramente, crie um tipo de frete genérico, como "Taxa fixa por frete", que pode permanecer inativo em sua loja, visto que sua única função será armazenar o link de rastreio.
No exemplo a seguir, temos um tipo de frete da Frenet cujo nome interno é "Frete":
Sabendo disso, e supondo que a transportadora sendo utilizada via Frenet seja a Total Express, o frete a ser criado deve seguir o padrão de nome: "{nome interno do tipo de frete da Frenet} ({nome da transportadora sendo utilizada via Frenet})". Ou seja, considerando que o nome interno do nosso tipo de frete na Frenet é "Frete" e a transportadora utilizada é "Total Express", o nome a ser cadastrado para o tipo de frete deverá ser "Frete (Total Express)". Acompanhe o cadastro desse tipo de frete a seguir:
Conforme mencionado anteriormente, utilizaremos um tipo de frete genérico, portanto, selecione o tipo "Taxa fixa por frete":
Na aba Geral, informe tanto o "Nome Interno" quanto o "Nome" como "Frete (Total Express)". Lembre-se de que, caso o nome seja informado incorretamente, o vínculo automático do tipo de frete despachado não funcionará. No campo "Ativo?", selecione a opção "Não".
Em Canais, selecione os canais desejados. No exemplo, selecionaremos apenas o canal "Uoou":
Nas Configurações do Frete, informe apenas os campos obrigatórios para o cadastro do tipo de frete (eles não serão efetivamente utilizados).
Na aba Regras de Exibição, selecione apenas a região "Brasil":
Já em Rastreamento, informe o padrão de link de rastreio que será enviado para o cliente final. No nosso exemplo, como estamos criando um tipo de frete exclusivamente para a Total Express, informaremos o link da Total. No entanto, utilize esse campo para informar o link de rastreio da transportadora a ser utilizada.
Pronto! Após isso, salve o seu tipo de frete e habilite o campo abaixo dentro do tipo de frete da Frenet:
Para validar que o tipo de frete despachado está sendo vinculado corretamente, você pode realizar um pedido de teste, selecionando o frete "Total Express" retornado pela Frenet. Após a finalização do pedido, vá até a listagem de Fretes no Painel Administrativo, onde você verá na coluna "Tipo de Frete" que o tipo de frete despachado foi alterado, e o pedido agora possui um link de rastreio válido!
Caso ainda tenha dúvidas sobre algum cadastro, nossa equipe de suporte está pronta para te auxiliar!