Cadastrando o boleto bancário do Itaú Shopline
Objetivo
O objetivo desse tutorial é auxiliar você a cadastrar o boleto bancário do Itaú Shopline na sua loja virtual!
Informações Úteis
Para ativar o Itau Shopline, é preciso seguir os passos abaixo e em seguida, será preciso que entre em contato com seu gerente do Itaú, pois será preciso que o mesmo libere a integração, caso contrário não conseguirá finalizar a mesma com sucesso!
Passo-a-Passo
- Habilitar o Itaú Shopline para a sua conta do Itaú caso não possua.
- Configurar a integração no Itaú Shopline.
- Cadastrar o Itaú Shopline na plataforma de e-commerce.
- Vincular o pagamento ao canal.
Criando a integração no Itaú
1º Passo: Entre na sua conta do Itaú em
2º Passo: Dentro do painel administrativo da sua conta, clique em "Recebimentos", depois vá em "Itaú Shopline - Comércio eletrônico" e clique em "Contratar".
3ºPasso: Preencha o formulário completo, e em "Contato técnico" preencha as seguintes informações:
Nome: Lojista
E-mail: suporte@uoou.com.br
Telefone: +55 47 3066-1717
4ºPasso: Após o preencher todos os dados, entre em contato pelo telefone 0300 100 7575.
Neste telefone, você receberá informações para recebimento do seu código do site e Chave de criptografia, para realizar a integração com a sua loja virtual.
Criando o meio de pagamento
1º Passo: No painel administrativo da sua loja virtual, vá no menu "CONFIGURAÇÃO" e selecione a opção "Meios de Pagamento".
2º Passo: Em "Meios de Pagamento" clique no botão azul "+ Criar meio de pagamento".
Configurando o novo meio de pagamento
Os meios de pagamentos possuem 4 abas de configuração, sendo elas: "Geral", "Regras de Exibição", "Regras de Desconto/Taxa" e "Gateway de Pagamentos", abaixo vamos configurar essas quatro abas juntos!
Geral
Nas configurações gerais do meio de pagamento, você deve fazer as configurações básicas desse pagamento: informar seu nome, status e inserir descrições etc.
- O "Nome Interno" será utilizado nas listagens e na referência para este meio de pagamento. Esse campo é apenas para uso interno, sendo assim essa informação não será mostrada para seus clientes.
- A flag "Ativado?" mostra se esse meio de pagamento está ativo ou não. Marcado como azul está ativo, e branco, desativo.
- O campo "Nome" é referente a como esse meio de pagamento aparecerá para os seus clientes.
- Em "Descrição" você pode inserir informações sobre o meio de pagamento para a sua equipe interna. Esse campo não é disponível para os clientes.
- No campo "Tela Pagamento - Etiqueta" você pode informar um subtítulo menor que ficará abaixo do nome do meio de pagamento na página de pagamento.
Ex: 3x sem juros - Em "Tela Pagamento - Mensagem Personalizada", você pode escrever uma mensagem para seu cliente que será exibida no meio de pagamento na finalização da compra.
Dica: Essa mensagem pode passar instruções ou informações sobre o meio de pagamento, informando sobre regras, sugestões ou dicas. - Código Único: Este campo deverá ser preenchido apenas se tiver integração com algum ERP e precisar enviar o meio de pagamento na integração de pedidos.
Regras de Exibição
Após as informações gerais estarem completas, você deve configurar as "Regras de Exibição" conforme desejar.
- Em "Grupos de cliente" você consegue definir para qual grupo essa forma de pagamento aparecerá. Caso deseje que ela seja para todos os seus grupos de clientes, basta deixar em branco.
- No campo "Ordem" você consegue definir em qual ordem ele irá aparecer na finalização da compra.
Regras de Desconto/Taxa
Depois da exibição da forma de pagamento ser definida, devemos configurar suas "Regras de descontos/taxas", conforme desejar.
- Em "Calculadora", escolha uma calculadora para conceder descontos ou adicionar taxas a este meio de pagamento. Caso não deseje inserir taxas ou descontos, deixe essa opção em branco. Cada calculada tem suas próprias configurações, e você pode saber mais sobre cada função e suas configurações clicando no ícone de informação verde ao lado de cada campo.
- Adicional fixo: Adiciona uma taxa fixa ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 100,00 e o Adicional fixo for de R$ 5,00, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 105,00. - Adicional percentual: Adiciona uma taxa percentual ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 200,00 e o Adicional percentual for de 10%, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 220,00 (adicional de 10% ou seja, R$ 20,00). - Desconto percentual: Adiciona um desconto percentual ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 200,00 e o Desconto percentual for de 10%, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 180,00 (desconto de 10% ou seja, R$ 20,00).
- Adicional fixo: Adiciona uma taxa fixa ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Gateway de Pagamento
Em "Gateway" escolha a opção "Itaú Shopline - Boleto", depois vamos separar a tela de gateway em duas partes, "Autenticação'', "Expiração" e "Observações".
Observações: Todos os dados para preenchimento da aba “Gateway de Pagamento” deverão ser obtidos junto ao gerente e/ou painel de sua conta do Itaú Shopline .
Autenticação
Entre em contato pelo telefone 0300 100 7575 para conseguir essa informação caso não tenha.
- Código da Empresa: Código do site utilizado para a autorização das requisições.
- Chave de Criptografia: Chave de criptografia utilizada para a autorização dos resultados das requisições realizadas.
Expiração
- Dias para vencimento do boleto: Tempo em dias corridos após a finalização do pedido que o cliente vai possuir para realizar o pagamento do boleto.
Dicas / informações: Esse prazo é em dias corridos. Quanto maior for esse prazo mais tempo o estoque ficará reservado para o pedido, então recomendamos colocar entre 1 a 3 dias no máximo o vencimento do boleto, pois após a data de vencimento, ainda poderá levar vários dias até o boleto compensar no banco. - Tempo para Cancelar o Pagamento: Informe a quantidade de dias corridos após a data de vencimento do boleto para automaticamente cancelar o pagamento.
Importante: É recomendado colocar esse prazo entre 3 a 5 dias para o cancelamento do boleto, pois se for configurado para 1 ou 2 dias, pode ser que o cliente pague o boleto, mas o pedido seja cancelado antes de ter sido compensado pelo banco. Se a data de vencimento do boleto for para 10/02/2018 e este campo estiver configurado para 5 dias, se o pagamento não for confirmado até dia 15/02/2018, então a partir do dia 16/02/2018 este pagamento será automaticamente cancelado.
Observações
Os campos "Observação", "Observação Adicional 1", "Observação Adicional 2" e "Observação Adicional 3" são espaços disponíveis para enviar uma linhas de mensagens única por pedido ou um parâmetro indicando qual observação você quer apresentar.
Vinculando o novo meio de pagamento ao canal
1º Passo: No painel administrativo da sua loja virtual, vá no menu "CONFIGURAÇÃO" e selecione a opção "Canais".
2º Passo: Em "Canais" selecione o canal desejado e edite ele.
3º Passo: Na edição do canal, no campo "Meios de Pagamento" insira os meios de pagamentos desejados e salve as alterações!
Pronto! Agora você possui o Itaú shopline!
Observação: Só correntistas do Itaú conseguirão pagar dessa forma! Por isso é importante habilitar outro meio de pagamento em sua loja, além desse.