Novo Recurso: Envio de E-mails - Acompanhamento da situação de cada envio
- Continuando as melhorias relacionadas ao acompanhamento dos envios de e-mail disparados pela plataforma de e-commerce, agora liberamos um recurso que ajudará muito os lojistas a resolver possíveis problemas relacionados a clientes que não recebem e-mails.
- Dentro da página do cliente, do pedido e dos carrinhos, agora é possível visualizar o "Status" de cada e-mail enviado.
- Começamos a salvar essa informação de status nos últimos dias, então e-mails mais antigos não terão o rastreamento completo desta maneira.
Como acompanhar a situação dos e-mails?
- Acesse a página de detalhes de um Cliente, Pedido ou Carrinho e na parte de e-mails enviados poderá acompanhar a coluna "Status".
- Abaixo temos um exemplo de cliente que recebeu vários e-mails de carrinho abandonado, abriu todos os e-mails e depois acabou fazendo um pedido:
Ao clicar no botão de info (i) é possível ver detalhes do que aconteceu com o e-mail, no caso abaixo, o cliente clicou em um link existente dentro do e-mail:
Como saber se o cliente teve problemas ao receber o e-mail?
Acaba acontecendo de alguns clientes digitarem seus e-mails incorretamente, além de situações onde o cliente está com a caixa de entrada cheia, marcou os e-mails como spam, etc. Agora será possível acompanhar detalhadamente quando um cliente não recebeu o e-mail e o motivo do não recebimento.
Abaixo é possível acompanhar um exemplo onde nenhum dos e-mais foi realmente recebido pelo cliente:
Para descobrir o motivo do cliente não ter recebido o e-mail, deve-se clicar no botão de info (i):
Explicação: No exemplo abaixo, é possível verificar que o e-mail "emailteste@gmail.com" está retornando uma mensagem técnica do servidor de e-mails, essa mensagem informa que o e-mail do cliente está cheio, então o e-mail do cliente não possui espaço para receber novos e-mails, assim, o e-mail não será entregue.
Outro exemplo, onde o e-mail do cliente não existe, é mostrado abaixo:
O e-mail emailteste2@gmail.com não existe, então o e-mail de boas vindas nunca será recebido pelo cliente.
- Essa melhoria será muito importante para ajudar no suporte aos seus clientes e a evitar problemas de comunicação com os consumidores.
- Estamos avaliando e estudando por quanto tempo iremos manter essas informações na plataforma de e-commerce, provavelmente essas informações serão excluídas depois de alguns meses, por questões de espaço e armazenamento.