Cadastrando o meio de pagamento Gerencianet
Objetivo
O objetivo desse tutorial é auxiliar você a cadastrar a Gerencianet para a sua loja virtual!
Passo-a-Passo
Criar um novo meio de pagamento é um processo simples, composto por três etapas:
- Criar a integração.
- Criar o meio de pagamento.
- Ativar o meio de pagamento no canal desejado.
Criando a integração
1ºPasso: Para conseguir integrar a Gerencianet a sua plataforma, você precisa dos dados de Client ID e Client Secret, caso não saiba a onde pode conseguir essas informações, siga o tutorial abaixo:
https://ajuda.uoou.com.br/solutions/article/26000034096-como-gerar-os-tokens-da-gerencianet
2º Passo: No painel administrativo da sua loja virtual, vá no menu "CONFIGURAÇÃO" e selecione a opção "Config de Pagamento".
3º Passo: Escolha a opção Gerencianet e configura conforme as instruções abaixo:
- Em "Gerencianet - Ambiente Habilitado" você deve indicar em qual ambiente a integração ira ser usada. O ambiente de produção é o real, a onde os clientes são cobrados e as vendas ocorrem. O ambiente de Sandbox é um ambiente de testes, usados para simulações e testes.
- No campo "Gerencianet - Produção - Client ID" você deve inserir os dados de Client ID de produção encontrados no seu painel da Gerencianet.
- Em "Gerencianet - Produção - Client Secret" você deve inserir os dados de Client Secret de produção encontrados no seu painel da Gerencianet.
- No campo "Gerencianet - Sandbox - Client ID" você deve inserir os dados de Client ID de Sandbox encontrados no seu painel da Gerencianet.
- Em "Gerencianet - Sandbox - Client Secret" você deve inserir os dados de Client Secret de Sandbox encontrados no seu painel da Gerencianet.
- No campo "Tempo Adicional para Cancelar o Pagamento" informe a quantidade de dias após a data de vencimento do boleto para automaticamente cancelar o pagamento.
Exemplo: Se a data de vencimento do boleto for para 10/02/2018 e este campo estiver configurado para 5 dias, se o pagamento não for confirmado até dia 15/02/2018, então a partir do dia 16/02/2018 este pagamento será automaticamente cancelado.
Criando o meio de pagamento
1º Passo: No painel administrativo da sua loja virtual, vá no menu "CONFIGURAÇÃO" e selecione a opção "Meios de Pagamento".
2º Passo: Em "Meios de Pagamento" clique no botão azul "+ Criar meio de pagamento".
Configurando o novo meio de pagamento
Os meios de pagamentos possuem 4 abas de configuração, sendo elas: "Geral", "Regras de Exibição", "Regras de Desconto/Taxa" e "Gateway de Pagamentos", abaixo vamos configurar essas quatro abas juntos!
Geral
Nas configurações gerais do meio de pagamento, você deve fazer as configurações básicas desse pagamento: informar seu nome, status e inserir descrições etc.
- O "Nome Interno" será utilizado nas listagens e na referência para este meio de pagamento. Esse campo é apenas para uso interno, sendo assim essa informação não será mostrada para seus clientes.
- A flag "Ativado?" mostra se esse meio de pagamento está ativo ou não. Marcado como azul está ativo, e branco, desativo.
- O campo "Nome" é referente a como esse meio de pagamento aparecerá para os seus clientes.
- Em "Descrição" você pode inserir informações sobre o meio de pagamento para a sua equipe interna. Esse campo não é disponível para os clientes.
- No campo "Tela Pagamento - Etiqueta" você pode informar um subtítulo menor que ficará abaixo do nome do meio de pagamento na página de pagamento.
Ex: 3x sem juros - Em "Tela Pagamento - Mensagem Personalizada", você pode escrever uma mensagem para seu cliente que será exibida no meio de pagamento na finalização da compra.
Dica: Essa mensagem pode passar instruções ou informações sobre o meio de pagamento, informando sobre regras, sugestões ou dicas. - Código Único: Este campo deverá ser preenchido apenas se tiver integração com algum ERP e precisar enviar o meio de pagamento na integração de pedidos.
Regras de Exibição
Após as informações gerais estarem completas, você deve configurar as "Regras de Exibição" conforme desejar.
- Em "Grupos de cliente" você consegue definir para qual grupo essa forma de pagamento aparecerá. Caso deseje que ela seja para todos os seus grupos de clientes, basta deixar em branco.
- No campo "Ordem" você consegue definir em qual ordem ele irá aparecer na finalização da compra.
Regras de Desconto/Taxa
Depois da exibição da forma de pagamento ser definida, devemos configurar suas "Regras de descontos/taxas", conforme desejar.
- Em "Calculadora", escolha uma calculadora para conceder descontos ou adicionar taxas a este meio de pagamento. Caso não deseje inserir taxas ou descontos, deixe essa opção em branco. Cada calculada tem suas próprias configurações, e você pode saber mais sobre cada função e suas configurações clicando no ícone de informação verde ao lado de cada campo.
- Adicional fixo: Adiciona uma taxa fixa ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 100,00 e o Adicional fixo for de R$ 5,00, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 105,00. - Adicional percentual: Adiciona uma taxa percentual ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 200,00 e o Adicional percentual for de 10%, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 220,00 (adicional de 10% ou seja, R$ 20,00). - Desconto percentual: Adiciona um desconto percentual ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Exemplo: Se o valor total do pedido for R$ 200,00 e o Desconto percentual for de 10%, então o valor total pago pelo cliente - se escolher esta forma de pagamento - será de R$ 180,00 (desconto de 10% ou seja, R$ 20,00).
- Adicional fixo: Adiciona uma taxa fixa ao pedido se este meio de pagamento for escolhido.
Gateway de Pagamento
Por fim, deve-se definir o "Gateway de Pagamento", que será necessário para realizar a integração com a Gerencianet.
Nesse campo, você deve escolher a opção "Gerencianet - Boleto"
Vinculando o novo meio de pagamento ao canal
1º Passo: No painel administrativo da sua loja virtual, vá no menu "CONFIGURAÇÃO" e selecione a opção "Canais".
2º Passo: Em "Canais" selecione o canal desejado e edite ele.
3º Passo: Na edição do canal, no campo "Meios de Pagamento" insira os meios de pagamentos desejados e salve as alterações!
Pronto! Agora você pode cadastrar seus meios de pagamentos!