Como utilizar o Carrinho Compartilhável (Social Selling)
A funcionalidade de Carrinho Compartilhável permite que vendedores montem carrinhos personalizados para seus clientes e compartilhem o link por canais como WhatsApp, e-mail, Instagram e outros — facilitando a venda por meio de Social Selling.
Não é necessário estar logado ou ter acesso como usuário administrador para utilizar esse recurso.
Além disso, é possível inserir um código de vendedor, permitindo o rastreamento e a futura comissão sobre as vendas realizadas por meio do carrinho compartilhado.
Ativando a funcionalidade no carrinho
Para ativar esse menu de Carrinho Compartilhável é necessário acessar
https://{Endereço web da sua loja}/cart/?socialselling=on
Onde {Endereço web da sua loja} deve ser substituído pelo endereço do site da loja. Esta ativação deve ser feita sempre que você trocar de dispositivo ou limpar dados de navegação.
A interface de compartilhamento de carrinho deve aparecer na tela, incluindo alguns dos ícones abaixo. As opções disponíveis dependem da configuração escolhida pela loja.
Escolher produtos
Após ativar o menu de compartilhamento no carrinho, não é necessário realizar login para começar a navegação. Você pode explorar a loja normalmente, como em uma compra tradicional.
Adicione os produtos desejados ao carrinho e, quando finalizar a seleção, basta acessá-lo e seguir as instruções na interface de compartilhamento para gerar o link personalizado.
Identificar o vendedor (opcional)
Após selecionar os produtos, clique no botão para inserir seu código de vendedor:O preenchimento pode variar conforme a configuração de cada loja, portanto, siga as instruções exibidas na tela. Algumas lojas utilizam códigos numéricos, outras podem usar nomes, e também é possível que o código esteja vinculado a descontos ou comissões.
Compartilhar carrinho
Após inserir seu código de vendedor, clique no botão indicado para gerar o link de compartilhamento. Esse link pode ser enviado diretamente ao cliente, permitindo que ele acesse o carrinho com todos os produtos previamente selecionados.
Limpar carrinho
Após concluir o atendimento de um cliente, clique no botão “Novo carrinho” para esvaziar o carrinho atual e iniciar a seleção de produtos para um novo cliente:
Como visualizar que o pedido foi criado por um vendedor?
No Painel Administrativo, acesse o menu “Pedidos” e clique sobre o pedido desejado. Se o pedido tiver sido realizado por meio de um Carrinho Compartilhável, será exibido o código do vendedor associado na tela de detalhes do pedido.
Como filtrar pedidos criados por um vendedor?
No Painel Administrativo, acesse o menu “Pedidos” e nos filtro utilize o campo "Vendedor - Social Selling":
Como exportar os pedidos para saber qual é o vendedor que gerou o link de cada pedido?
No Painel Administrativo, acesse o menu “Pedidos” e clique na opção “Exportar Pedidos”. Em seguida, selecione “Exportar Pedidos (Excel)” para gerar o arquivo com as informações desejadas.
No arquivo exportado, você encontrará uma coluna chamada “Vendedor - Social Selling”, que exibe o código inserido pelo vendedor no momento da geração do carrinho compartilhável.