Como cadastrar a J&T Express
Objetivo
O objetivo deste tutorial é auxiliá-lo a iniciar o processo de cadastro da transportadora J&T Express em sua loja virtual.
Informações Obrigatórias
Para disponibilizar a J&T Express em sua loja virtual, é necessário realizar um contrato com a transportadora.
Para isso, você pode entrar em contato através do e-mail jucelialuz048@jtexpress.com.br ou pelo telefone +55 48 9106-8386.
Já para realizar o envio do XML de uma nota fiscal, utilize o endereço de e-mail: jmscomprovants@jtexpress.com.br.
Tendo isso em mente, podemos partir para o passo-a-passo.
Passo-a-passo
1ºPasso: Na área administrativa, no menu "CONFIGURAÇÃO", acesse a opção "Tipos de Frete".
2ºPasso: Na listagem dos fretes, busque pelo botão "+ Criar tipo de frete".
3ºPasso: Na listagem dos fretes, escolha a opção "J&T Express".
Configurando o novo tipo de frete
Os tipos de frete possuem 6 abas de configuração, sendo elas: "Geral", "Canais", "Configurações do Frete", "Regras de Exibição", "Rastreamento" e "Performance", abaixo veremos como configurar cada uma dessas abas!
Geral
Nas configurações gerais do tipo de frete, você deve preencher as informações básicas de identificação desse frete.
- O "Nome Interno" será utilizado nas listagens e na referência para este frete. Esse campo é apenas para uso interno, sendo assim essa informação não será mostrada para seus clientes.
- O campo "Nome" é referente a como esse tipo de frete aparecerá para os seus clientes.
- A flag "Ativo?" mostra se esse frete está ativo ou não. (Quando o frete está desativado, ele não aparece para o cliente).
- Em "Descrição" você pode inserir informações sobre o frete para a sua equipe interna. Esse campo não é visível para os clientes.
Canais
Nesta aba, estarão listados todos os seus canais. Perceba que, nesse caso, existem dois canais disponíveis, sendo eles "Moda Uoou - Varejo" e "Moda Uoou - Atacado", respectivamente.
Assim sendo, você selecionará justamente os canais que deseja vincular à transportadora J&T Express. Na situação em questão, por exemplo, foi selecionado apenas o canal de atacado.
Configurações de Frete
Em configurações de frete você irá estruturar as configurações para a ativação da J&T Express.
J&T Express
- Em "Conta da API", você deve informar o valor da API Account, fornecido pela transportadora mediante a realização do contrato.
- No campo "Chave Privada", você deve informar o valor da Private Key, fornecido pela transportadora mediante a realização do contrato.
- Já em "Senha", você deve informar sua password, fornecida pela transportadora mediante a realização do contrato.
- Em "Código do Cliente", você deve informar o valor do Customer Code, fornecido pela transportadora mediante a realização do contrato.
- E no campo "CEP Origem", informe o seu CEP, que é a origem de onde as mercadorias serão enviadas.
Embalagem
- No campo "Tipo de Item", deve ser selecionado o tipo de mercadoria que será transportada pela J&T Express.
- Já o campo "Adicional de Peso" representa o peso adicional, que serve apenas como uma medida de segurança para o cálculo do frete. Recomendamos que seja informado valor 100, que indica 100g.
Prazo
- Em "Adicional de Prazo" você pode adicionar uma quantidade, em dias, ao prazo calculado pela transportadora. Esta margem existe pois o cálculo da J&T Express é uma estimativa, sendo que quando você for efetivamente despachar a mercadoria pode haver uma diferença no prazo (por questões de qual embalagem será utilizada, os valores de peso e volume informados nos produtos, etc.). Além disso, pode ser que você tenha algum atraso para despachar suas mercadorias (que deveria ocorrer logo após a aprovação do pagamento do cliente). Logo, para evitar atrasos, pode-se preencher este campo e adicionar uma margem de segurança.
Exemplo: O prazo do frete original calculado pela J&T Express foi de 3 dias e você preencheu neste campo uma margem de 3 dias, logo o cliente verá o prazo deste frete como 6 dias.
Valor
- Em "Adicional Fixo de Preço", você pode adicionar uma margem de segurança ao preço cobrado neste tipo de frete. Exemplo: O valor do frete original calculado pela J&T Express foi de R$ 10,00 e você preencheu neste campo uma margem de R$ 5,00, logo o cliente verá o preço deste frete como R$ 15,00.
- Em "Adicional Percentual de Preço", é possível adicionar uma margem percentual de segurança ao preço cobrado neste tipo de frete.
Exemplo: O valor do frete original calculado pela J&T Express foi de R$ 10,00 e você preencheu este campo com 20% (R$ 2,00), sendo assim, o valor que será exibido para o usuário será de R$ 12,00. - Em "Frete grátis a partir de", você pode, caso desejar, inserir um valor para frete grátis para esta transportadora.
Observação: Se você inserir um adicional percentual e um adicional fixo ao pedido, aplicará dessa forma:
O Valor retornado pela J&T Express (R$ 10,00) + Adicional Fixo de Preço (R$ 10,00)) + Adicional Percentual de Preço (20% - igual a R$ 4,00) = 20 + 4 = 24
ou seja, o Adicional Percentual de Preço é calculado sobre o valor retornado pela transportadora e também sobre o adicional fixo de preço informado.
Regras de Exibição
Após as configurações do Frete estarem completas, você deve configurar as "Regras de Exibição" conforme desejar.
- Em "Região" você deve escolher a região em que deseja que esse frete funcione. As regiões padrões cadastradas na loja virtual são todos os estados brasileiros individualmente, regiões (sul, centro-oeste etc) e o país Brasil. Caso desejar, você pode criar outras regiões como, por exemplo, a cidade a onde você tem sua empresa e as cidades ao lado dela. Saiba mais sobre regiões em: https://ajuda.uoou.com.br/solutions/article/26000048024-como-cadastrar-uma-regiao
- Em "Grupos de cliente", é possível selecionar grupos específicos para visualizar esse tipo de frete. Caso queira disponibilizar esse frete para todos os clientes, basta deixar esse campo em branco.
- Em "Ocultar quando não conseguir calcular o frete?", você consegue definir se irá exibir esse frete ou não, caso ele não consiga, por algum motivo, calculá-lo.
- O campo "Categoria de frete" serve para escolher qual categoria de frete criada (caso tenha) você quer designar a esse frete em especifico. Caso você não possua categorias de fretes ou esse frete abrange todas as categorias, o campo pode permanecer vazio.
- O campo "Regra da categoria" só deve ser configurado caso uma categoria de frete tenha sido escolhida. Caso contrário, você pode deixar a opção "Pelo menos 1 produto do carrinho deve possuir a categoria de frete" marcada.
- Em "Visibilidade", é possível limitar a visualização do tipo de frete por "preço", "peso" e "volume" do pedido de um valor x, até um valor y.
Rastreamento
Na aba de rastreamento, dependendo da transportadora é possível configurar um padrão de link de rastreio, que será automaticamente enviado para o cliente assim que o pedido for colocado como em transporte. Se o link de rastreio for uma página pública, pode-se configurar (dependendo do caso) para marcar automaticamente o pedido como entregue.
- No campo "Link de Rastreamento - Formato" insira o link de rastreamento da transportadora J&T Express.
- Esse link que deve ser inserido é indicado pela URL: https://www.jtexpress.com.br/trajectoryQuery?waybillNo=[chaveNf]&type=0&cpf=[clienteCpfCnpj].
- Em "Entregue se existirem as palavras", você pode escrever palavras que serão utilizadas para determinar se uma entrega já foi realizada ou não. É importante ressaltar que as palavras devem ser separadas por ponto e vírgula. Esse campo não é obrigatório.
Performance
Esta aba tem como objetivo se preparar para eventuais situações onde a plataforma da transportadora J&T Express possa apresentar lentidão ou fique fora do ar. Com isso, seu sistema evita esses cenários e não tem o desempenho prejudicado.
- No campo "Tempo máximo de resposta", você deve preencher o tempo máximo de resposta (em segundos) para que esse tipo de frete seja retornado. Perceba que no exemplo em questão foi selecionada a opção "20 segundos". Ou seja, caso em 20 segundos a transportadora não forneça um retorno, o cálculo do mesmo será interrompido.
- Em "Tipo de frete de contingência", é possível selecionar o tipo de frete de contingência na situação de não ser possível calcular o frete da J&T Express. Basicamente a contingência funciona da seguinte forma: Quando o "Tempo máximo de resposta" é atingido e a transportadora não fornece um retorno, outro tipo de frete, que já deve estar previamente cadastrado, pode ser utilizado para retornar essas informações.
Pronto! Agora a J&T Express está configurada na sua plataforma!
Obs: Após a configuração feita, teste o frete realizando um pedido para validar se a configuração está correta.