Nós usamos cookies em nosso site para melhorar sua experiência e armazenar estatísticas de navegação.

Como cadastrar SKU em Produtos e qual sua importância?

Neste artigo vamos detalhar sobre o que é o campo de SKU que aparece nos cadastros de produtos em sua loja virtual.

O que é SKU em um Produto?

A sigla vem do termo em inglês Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque em português. O SKU é formado por um código utilizado pelos varejistas para identificarem as mercadorias armazenadas de modo rápido e simplificado.


Basicamente é um código interno para sua loja virtual / sua empresa identificar o produto, normalmente segue algum padrão lógico desenvolvido por cada empresa.


Exemplo: P0001, P0002, nesse exemplo cada produto possui um código de SKU sequencial, 1, 2, etc.


É possível também ter um código SKU para cada variação / versão do seu, produto, então, por exemplo:


Para o Produto "Camisa Social", o código SKU do Produto poderia ser: P0001


E as variações (grade):

Tamanho P - Vermelho - SKU: P0001-P-VERMELHO
Tamanho M - Vermelho - SKU: P0001-M-VERMELHO

Tamanho G - Vermelho - SKU: P0001-G-VERMELHO

Tamanho P - Azul - SKU: P0001-P-VERMELHO
Tamanho M - Azul - SKU: P0001-M-VERMELHO

Tamanho G - Azul -  SKU: P0001-G-VERMELHO

Por que o SKU do Produto é importante?

Além de auxiliar o lojista na comunicação com seus clientes e compradores, para facilitar a identificação de produtos, SAC, etc. esse campo irá ser utilizado em várias integrações.

Importação de Estoque, Preço e Produto

- Para conseguir atualizar o estoque de produtos via planilha, atualizar o preço de produtos via planilha ou para atualizar/cadastrar produtos via planilha é necessário ter um SKU no Produto e nas Variações (se a loja virtual possui produtos com variação).

Pois a plataforma de e-commerce da Uoou Solutions precisa de um código único nos produtos.

Integração com Sistemas de Gestão / ERPs

- Para conseguir realizar a integração corretamente com sistemas externos, o SKU é obrigatório, sendo que normalmente quando há importação automática de produtos, a loja virtual automaticamente gera o SKU com base no que o ERP solicitou.

- Também é utilizado o SKU para o envio de Pedidos para o ERP.

- Alguns exemplos de ERPs: Bling, Linx Microvix, Sisplan, Excia, etc.

Integração com Marketplaces

- Os Marketplaces normalmente obrigam o envio de SKU para conseguir cadastrar o produto no Marketplace, sendo que exigem que diversos padrões sejam seguidos (cada marketplace pode ser suas próprias regras).

- Nós criamos um campo adicional (que pode ser habilitado nas Configurações Gerais) para permitir cadastrar o SKU do Marketplace, onde é possível criar um novo padrão de SKU para os produtos e variações para atender as necessidades dos marketplaces.

Integrações de Marketing (Google, Facebook, Instagram, Pinterest, TikTok, etc.)

- Para conseguir enviar corretamente os eventos solicitados pelas integrações de marketing (Ex.: Feed do Google Merchant Center, Pixel do Facebook, Catálogo de Produtos do Facebook, etc.) é necessário que os produtos possuam SKU (algumas integrações vão precisar do SKU nas variações também), para que consiga-se fazer a associação entre o produto que foi visualizado pelo cliente em sua loja virtual com os catálogos de produtos enviados.

Assim as empresas como Google e Facebook irão conseguir criar campanhas de remarketing (seguir o usuário com os produtos que o mesmo visualizou).

Integrações com soluções de antifraude

- Temos integração com várias soluções antifraude (ex.: Konduto, ClearSale, etc.) além de enviarmos informações necessárias para a análise do risco para intermediadores de pagamento (PagSeguro, Mercado Pago, Pagar.me, Belluno, etc.), sendo que em alguns casos o SKU do Produto e/ou Variação é utilizado para verificação de padrões e determinação de qual é o produto que foi enviado no pedido.

Como cadastrar o SKU nos Produtos?

1- Acesse o Painel Administrativo
2- Vá no menu de "Produtos"

3- Em para cadastrar ou editar um produto


4- No formulário do produto, você irá ver o campo de SKU:

Imagem


De maneira geral, pelo menos o SKU do Produto é necessário para o funcionamento da maioria das integrações de marketing, porém, para integrações de produtos com ERPs pode ser necessário o cadastro de SKU das Variações também.

Regras

- O SKU deve ser único, então não podem ter dois produtos e/ou variações com o mesmo SKU em todo o Painel Administrativo.

- Se você tiver SKUs repetidos entre Canais, é possível solicitar ao time de suporte para habilitar a opção do SKU ser único somente para o mesmo Canal ao invés de para todo o Painel Administrativo.

- Deve-se tomar cuidado com caracteres especiais (Ex.: $, #, @, !, *, etc.) , deve-se evitar acentos (Ex.: á, ã, ç, etc.), deve-se evitar espaços, prefira tudo em MAIÚSCULO ou tudo em minúsculo, pois são caracteres que podem ocasionar algum erro na integração com outros sistemas.

Exemplo:
- Ao invés de: PÇ 0001 P Lilás- Mude para algo como: PC0001-P-LILAS


Ainda está com dúvidas?

Temos uma equipe de suporte disponível para lhe ajudar a esclarecer suas dúvidas.
+55 47 3066-1717    +55 47 3066-1717 suporte@uoou.com.br

  • Equipe 1
  • Equipe 2
  • Equipe 3
  • Equipe 4
  • Equipe 5

Entre em contato

Possui alguma dúvida que está além da base de conhecimento? Abra um chamado.