Habilitando integração do WhatsApp em sua loja virtual
Este tutorial ensinará como exibir um ícone do WhatsApp no final de todas as páginas da sua loja virtual. Esse ícone segue o visitante em todas as páginas.
O ícone ficará conforme está indicando a seta abaixo:
Passo a passo para habilitar a integração do WhatsApp em sua loja
- Faça login em seu painel administrativo
- Vá no menu Integrações de sua loja virtual
- Agora na parte de "Integrações Disponíveis", encontre o WhatsApp e depois clique no botão "+ Adicionar"
- Na nova tela que será aberta, preencha as informações conforme instruções abaixo:
Campo Nome: Preencha com um nome descritivo que lhe ajuda a lembrar dessa descrição no futuro
Campo Canais: Selecione em quais canais deseja exibir o ícone do WhatsApp (pode ser selecionado mais de um canal)
Campo Ativo?: Deixa essa opção marca para exibir o ícone do WhatsApp em sua loja virtual e desmarcada para ocultar o ícone.
Campo Número de celular: Informe o número de celular para o qual os visitantes irão se comunicar. Preencha com o DDD (sem o 0) e sem nenhum espaço, conforme exemplo abaixo.
Campo Posição na página: Informe se o ícone do WhatsApp será exibido na esquerda de todas as páginas ou na direita de todas as páginas. O ícone sempre é exibido no final das páginas. - Agora clique no botão "Criar" e pronto! O ícone do WhatsApp já estará cadastrado e disponível para os visitantes entrarem em contato com você.
Dica e mais informações
- Se você também tiver um chat online habilitado em sua loja virtual (Ex.: Zopim, Tawk.to, Zendesk, etc.) tome o cuidado de os dois chats não ficarem sobrepostos, ou seja, se o chat habilitado estiver na direita, então o ícone do WhatsApp deverá ficar na esquerda para ficar visível.
- O número de telefone informado no campo "Número de celular" deve ter o WhatsApp cadastrado, se você não sabe como instalar o WhatsApp em seu celular, clique aqui.
- O ícone do WhatsApp será exibido tanto em computadores Desktop, quanto tablets e celulares.
- Se porventura o visitante / cliente não tiver WhatsApp então ele não conseguirá conversar com o número de celular configurado, o visitante / cliente primeiro terá que instalar o WhatsApp no celular.
O que acontecerá quando o visitante clicar no ícone do WhatsApp?
- Se o dispositivo do cliente / visitante tiver o WhatsApp instalado (por exemplo, em celulares) então ao clicar no ícone do WhatsApp na sua loja virtual será aberto o WhatsApp do visitante para que o mesmo inicie uma conversa com você.
- Se o dispositivo do cliente / visitante não tiver WhatsApp instalado então será aberto o WhatsApp Web, para que o visitante possa conversar com você.
- Teste você mesmo! Para saber como será o comportamento do ícone do WhatsApp, aconselhamento a seguir o passo a passo acima, habilitar a integração e testar para ver como fica a usabilidade no computador e também no celular.