Como funciona para ter a minha loja virtual em outros países?
Para internacionalizar a sua loja virtual, permitindo acesso de vários países e tendo a loja virtual em vários idiomas e moedas é necessário pensar e analisar várias questões.
1- Verificar se você contratou o plano de internacionalização de loja virtual, devido a complexidade de colocar uma loja virtual em vários países, isso é um plano separado na loja virtual da Uoou Solutions.
2- Se você tiver o plano contratado então deve-se falar com o suporte para dar andamento nos passos para internacionalizar a sua loja virtual.
Os passos que deverão ser pensados ao colocar a sua loja virtual disponível para vendas internacionais incluem:
- Será necessário criar regras de tipos de frete por país, além das regras de tipos de frete do Brasil;
- Será necessário habilitar para que clientes de outros países possam fazer cadastro em sua loja virtual, então campos como CPF para Pessoa Física ficarão como não obrigatórios para outros países, e campos como Inscrição Estadual também não serão necessários no caso de Pessoa Jurídica;
- Será necessário habilitar a loja virtual em vários idiomas (Inglês, Espanhol, etc.), então você precisará traduzir todas as descrições de produtos, blocos de texto, páginas de conteúdo, configurações, etc. para os idiomas desejados;
- Será necessário verificar se os meios de pagamento da sua loja virtual comportam compras internacionais, dependendo dos meios de pagamento utilizados será necessário trocar os meios de pagamento para poder receber compras de outros países;
- Será necessário cadastrar as moedas de outros países e mostrar os preços dos produtos de acordo com a moeda selecionada, então o preço do produto será cadastrado em Real, porém, será convertido também para Dólar, Euro, etc.
- Os layouts da sua loja virtual deverão ser cadastrados para outros idiomas (todas as imagens de banners, layouts, etc. que estão em português precisarão ser sempre feitos em outros idiomas também);
- Será necessário analisar a contratação de domínios internacionais, normalmente para uma abordagem internacional é recomendável ter um domínio www.seusite.com ao invés de www.seusite.com.br, pois o .br representa um site do Brasil, então quais os domínios que serão utilizados precisará entrar na análise também.
É importante ter em mente que vender para outros países é algo que precisa ser pensado e analisado com calma, pois devido a tudo ser diferente, você precisará estar capacitado internamente, por exemplo, é necessário que a sua equipe saiba falar outros idiomas para atender os clientes em inglês e espanhol, os e-mails deverão ser respondidos em outros idiomas também, além de talvez ser necessário investir em telefones internacionais para facilitar o contato. Outro ponto que precisa ser estudado é a questão da legislação, como será feito o processo de exportação dos produtos, os custos e tributações.