Para que serve o Dashboard?
O Dashboard é uma uma visão geral da loja virtual, principalmente no topo onde são mostrados a quantidade de pedidos nos últimos trinta dias.
Em novos pedidos nós temos todos os pedidos dos últimos trinta dias, estejam eles com o pagamento pendente ou não.
Em pedidos pendentes temos a quantidade de pedidos que estão aguardando pagamento, por exemplo quando o cliente paga através de cartão de crédito e a aprovação da cielo é necessária pois algumas transações é necessário analisar o risco ou também no caso de boleto bancário que tem um tempo de espera para o cliente pagar para depois confirmar o pagamento, então aqui fica a quantidade de pedidos nessa situação.
Em pedidos confirmados temos a quantidade de pedidos em que o pagamento foi confirmado, ou seja, o cliente já pagou pelo pedido. Nessa parte também entram os pedidos que estão em transporte ou já foram entregues nos últimos trinta dias.
Os pedidos cancelados são todos os pedidos que não tiveram o pagamento aprovado ou recebido nos últimos trinta dias, por exemplo, boletos bancários que expiraram porque o cliente não pagou ou até mesmo um cartão de crédito que não tinha limite. Todos esses pedidos em cancelados. Abaixo nós temos a quantidade de pedidos nos últimos trinta dias, por dia, pois isso ajuda a ter uma ideia do volume de compra, por exemplo, qual o dia que há mais volume de compra.
Depois temos o total de pedidos por mês, então é possível ver qual o valor total em pedidos nos últimos seis meses e nessa quantia ele considera todos os pedidos feitos, não apenas os que foram aprovados e abaixo também conseguimos ver a quantidade de pedidos nos últimos seis meses.
No dashboard também é possível saber algumas informações gerais como o total de clientes, quantos desses são pessoa física ou quantos são pessoa jurídica. Quantos novos clientes se cadastraram nos últimos 30 dias, depois o total de produtos cadastrados na loja virtual, desses quantos estão agendados para aparecer em uma data futura.
Já os produtos ativos são quantos produtos estão disponíveis na loja virtual e que os clientes podem comprar e ao lado os produtos ativos, mas que estão fora de estoque, ou seja, esgotados.
E por fim é possível visualizar o histórico dos últimos cinco pedidos com seus respectivos status e ao lado os últimos cinco cadastros e nos dois se clicado em “mostrar todos” irá para outra tela, que irá mostrar todos os pedidos ou todos os cadastros.